Economia

Minas Gerais apresenta potencial de investimentos para empresários chineses em Xangai

Mais de 200 possíveis investidores passaram pelo Brazil China Business Forum
Minas Gerais apresenta potencial de investimentos para empresários chineses em Xangai
Foto: Aluísio Eduardo / Digital MG

A abertura da segunda edição do Brazil China Business Forum, organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) em Xangai, nesta quinta-feira (7), apresentou Minas Gerais como polo estratégico de investimentos e oportunidades de negócios para os empresários chineses.

O evento busca também ampliar as conexões internacionais dos representantes da indústria mineira com o mercado da China. Mais de 200 possíveis investidores passaram pelo local, além de representantes do Executivo mineiro e outras autoridades.

Leia também: Em missão na China, Minas fecha parceria por uso de tecnologias ligadas ao hidrogênio verde

Durante o painel “Minas Gerais – Estado para se investir”, o governador Romeu Zema (Novo), destacou que investimentos da atual gestão em fatores como equilíbrio fiscal, segurança pública e saúde são fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Zema ressaltou também que sua trajetória no setor privado teve papel fundamental para uma visão mais assertiva com os investidores. “Meu contato com as federações (como das indústrias e da agricultura e pecuária) é contínuo. Estamos sempre trocando ideias com o setor produtivo, o que não é muito comum no Brasil”, afirmou.

O painel contou ainda com a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e da Casa Civil (SCC), Marcelo Aro, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sérgio Lopes Cabral.

Com o objetivo de discutir temas fundamentais para as relações comerciais e econômicas entre os países, as autoridades do Estado participaram de outros dois painéis de discussão.

“O Brasil sob a Perspectiva dos Investidores”, teve moderação do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e participação do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi. “Ampliando conexões: Oportunidades na cadeia dos Minerais Estratégicos e Terras Raras”, teve moderação do diretor de Administração e Finanças da Codemge, Lincoln Teixeira.

Neste ano, o China Business Forum presta homenagem ao CEO da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Ricardo Lima.

“Foi uma escolha fácil tanto pela relevância da empresa, quanto pelo executivo, uma pessoa que se preocupa não só com a empresa, mas com a comunidade em que atua, sempre com visão a longo prazo”, observou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

Foto: Aluísio Eduardo / Digital MG

Comitiva de Minas Gerais participa de reuniões para prospectar investimentos

O segundo dia da missão dos representantes de Minas Gerais na China, a comitiva liderada pelo governador Romeu Zema participou de algumas reuniões de prospecção.

A LongPing High-Tech Biotecnologia apresentou os investimentos no Estado com foco na produção de híbridos de milho de alta tecnologia.

Segundo a vice-presidente da Citic Agriculture, que comanda a LongPing, Yu Sang, de 2017 até este ano, a representatividade da empresa no mercado nacional de milho passou de 14% para 22%, uma conquista que se deu também pela atuação do governo de Minas, com fornecimento de infraestrutura e suporte.

“A LongPing High-Tech não apenas reforça sua posição como uma das líderes no mercado nacional, como também contribui para o desenvolvimento econômico e tecnológico de Minas”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Desde 2020, quando chegou a Minas Gerais, aproximadamente R$ 400 milhões foram investidos em desenvolvimento e produção da unidade de Paracatu, gerando 500 empregos entre diretos e temporários.

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas