Minas Gerais aumenta oferta de voos regionais e internacionais

Minas registrou neste ano aumento em todos os tipos de voos, tanto regionais quanto entre estados e/ou países, segundo balanço da Conectividade Aérea do Estado, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG). Com as mudanças, as empresas aéreas do BH Airport oferecem voos regionais para mais cinco destinos em relação ao ano passado. Já para viagens internacionais, o aeroporto evoluiu de dois para oito destinos.
A maior oferta se deve ao crescimento da demanda após a pandemia e incentivos financeiros às companhias aéreas, com menos impostos a melhores condições no aeroporto, explica João Paulo Braga, CEO da Agência de Promoção de Investimentos do Governo de Minas Gerais (Invest Minas). O governo reduziu o ICMS do querosene de aviação e o aeroporto de BH diminuiu custos para as companhias.
O processo de atração envolveu negociação entre todos atores do mercado para demonstrar viabilidade econômica de novos voos. “À medida em que a pandemia foi se encerrando, as pessoas começaram a ter mais vontade para voar. E nós, como governo, muito em parceria com as companhias aéreas e com o BH Airport, iniciamos um esforço conjunto de buscar atrair mais voos para Minas, sejam regionais, sejam internacionais”, disse Braga.
O resultado foi o crescimento de 26% nas rotas regionais, por mais de uma empresa aérea. O CEO revela que há conversas com as companhias para criação de novas rotas para outros municípios. Agora em dezembro, haverá uma rota para Salinas e há expectativa de outra para Araçuaí no próximo ano. Segundo Braga, é um desejo do governador Romeu Zema que as conexões aéreas sejam estendidas para o máximo de regiões mineiras, como também internacionalizar o Estado para atrair investimentos.
Voos regionais
Antes com rotas para Confins, Goianá, Montes Claros e Uberlândia, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes agora oferece também voo para Uberaba. Já a Latam Airlines tem voos para as mesmas quatro cidades iniciais e incluiu Ipatinga.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a companhia com mais destinos em Minas: 11 em 2022, e 14, em 2023, para as cidades de Araxá, Confins, Goianá, Governador Valadares, Ipatinga, Manhuaçu, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha, e, em dezembro, Salinas.
Tendência
João Paulo Braga é otimista com o futuro da aviação mineira. Segundo ele, as fabricantes de aviões estão sobrecarregadas com encomendas, o que impede a criação de novas rotas. “Quando a gente conversa com as companhias aéreas, elas relatam que está faltando avião, inclusive. Muitas das novas rotas não estão sendo colocadas por falta de aviões no mercado. Todos esses elementos nos levam a crer que essa é uma situação que vai se manter nos próximos anos, mostrando uma recuperação do setor que praticamente ficou inoperante durante a pandemia”, finaliza.
Ouça a rádio de Minas