Economia

Minas Gerais dispara e lidera o avanço do turismo no País

Crescimento da atividade em terras mineiras foi impulsionado pela busca principalmente pelo ecoturismo
Minas Gerais dispara e lidera o avanço do turismo no País
Ecoturismo inclui passeios realizados de forma sustentável, valorizando o patrimônio natural e cultural de Minas Gerais | Crédito: Agência Minas / Divulgação

Dono de belas paisagens e destinos, Minas Gerais se destaca como líder no crescimento do turismo no Brasil, registrando um expressivo aumento de 43,6% em comparação com o período pré-pandemia. O dado foi revelado pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG, que analisou o desempenho da atividade turística com base nos dados do IBGE no período de maio de 2023 frente a maio de 2020.

O crescimento turístico em terras mineiras foi impulsionado pela busca por turismo de experiência, dentre eles, o ecoturismo, uma tendência mundial. De acordo com a turismóloga da Fecomércio-MG, Milena Soares, o Estado oferece diversas opções que atendem aos interesses dos turistas que procuram vivenciar novos destinos.

O indicador de volume de atividade turística no acumulado de 12 meses mostra, inclusive, um avanço crescente tanto no Brasil quanto em Minas Gerais. Apesar de uma variação menos intensa nos últimos meses, devido à queda da atividade no período da pandemia, a tendência é que o desempenho se torne mais realista à medida que a base de dados se fortaleça.

Após um período de desempenho negativo causado pela pandemia, o indicador acumula resultado positivo há 21 meses tanto no Brasil quanto no estado mineiro.

“O que vem acontecendo é a sua estabilização, abandonando a herança negativa do período pandêmico. O indicador em questão leva em consideração na sua composição os último 24 meses, e o trimestre móvel (junho, julho e agosto de 2021) apontou uma desaceleração da atividade quando comparado ao período que antecedeu a pandemia, janeiro de 2020, -8,0%, -4,9% e -2,9%, consecutivamente”, conta o economista da Fecomércio-MG, Gilson Machado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Desempenho expressivo

No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2023, frente ao mesmo período em 2022, a atividade turística registrou um crescimento de 8,4% no País e 19,7% no Estado de Minas Gerais. Isso indica um desempenho mais expressivo em Minas Gerais, com uma diferença de 11,3 pontos percentuais em relação ao indicador nacional. Vale ressaltar que, tanto a nível nacional quanto estadual, o setor turístico tem apresentado resultados positivos nos últimos dois anos, indicando uma recuperação após o período de restrições devido à pandemia.

No âmbito nacional, a variação anual, de maio 2023 a maio do ano anterior, mostrou um crescimento de 8,6% na atividade turística. “Esse crescimento foi mais expressivo do que nos meses anteriores, março e abril, quando registrou avanços de 6,2% e 1,4%, respectivamente. Em Minas Gerais, o indicador apresentou um aumento de 17,0% nesse período, evidenciando um crescimento mais significativo em comparação ao País”, diz Machado.

Setor mineiro em ascensão

O Estado, aliás, desempenha um papel relevante no cenário nacional, contribuindo com 9% para o indicador do País. Gilson Machado pontua que esse peso é reflexo do crescimento expressivo em três das quatro aberturas registradas no indicador. No entanto, no âmbito da variação mensal, o Espírito Santo teve o maior avanço, com 11,8%, seguido por Pernambuco, com 5,2%, e Bahia, com 5,1%.

“O turismo em Minas Gerais tem mostrado uma ascensão após o período de isolamento social devido à pandemia, impulsionado por fatores como atividades ao ar livre, a rica culinária local e o turismo religioso, especialmente durante a Semana Santa. O Carnaval em Belo Horizonte também tem se destacado. O evento tem sido um atrativo para turistas de diferentes regiões devido à sua energia contagiante e à cultura popular dos blocos de rua”, destaca o economista.

Turismo de experiência: ecoturismo é a bola da vez no Estado

CEO da agência Indio Ecotur, Rodrigo Lopes apostou em propagar o ecoturismo mineiro; modalidade tem projetado o Estado na liderança turística | Crédito: Indio Ecotur / Divulgação

Uma nova tendência tem emergido no Estado puxada pela realidade imposta pela Covid-19. Os turistas estão cada vez mais interessados no ecoturismo como forma de apreciar as exuberantes riquezas naturais presentes em Minas. Esse é um dos fatores que tem contribuído com a liderança do turismo mineiro no cenário turístico nacional.

Antes da pandemia surgir, o especialista em turismo e empreendedor Rodrigo Lopes já havia fundado a agência Índio Ecotur Viagens em 2016, um dos principais players do ecoturismo em Minas. “Quem vem de fora não imagina a dimensão de Minas Gerais e acaba buscando por passeios mais próximos”, diz. “Só que passeios assim não são tão próximos. Então, sugerimos destinos históricos que agregam ecoturismo, história e arte como Ouro Preto, Tiradentes e demais cidades do Circuito Estrada Real, por exemplo. Essa procura tem sido crescente”, conta Rodrigo Lopes.

Integrante do projeto estadual “Minas Recebe”, que visa a atender os turistas que chegam a Minas Gerais, a Índio Ecotur Viagens tem registrado alta procura por passeios chamados de “Saídas personalizadas”. “Essas saídas personalizadas têm o foco de promover o ecoturismo e trilhas com intuito diferenciado, garantindo experiências em cachoeiras, degustação de queijos na Serra da Canastra, assim como a apreciação do artesanato do Estado. Tenho notado que há muitas pessoas que têm preferido sair dessa de praia para visitar as cidades históricas. O pessoal que chega do aeroporto tem buscado por esses passeios”, conclui.

Fomento e estímulo do poder público contribuem para cenário

O investimento no setor turístico divulgado pelo Governo de Minas na semana passada, com a injeção de cerca de R$ 1 bilhão por meio dos programas Minas Criativa e Mais Turista, promete contribuir para o desenvolvimento contínuo da atividade no Estado. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas