Minas Gerais é o 2º maior mercado da Jeep no Brasil

Atrás somente de São Paulo, Minas Gerais é o segundo estado com maior percentual de vendas da Jeep no Brasil, representando 20,6% dos emplacamentos no ano passado. Foram 121.297 no total, dos quais 24.967 ocorreram em território mineiro. Além disso, Minas ocupa a segunda colocação em número de pontos de venda da marca no País, abrigando 21 concessionárias, das 242 espalhadas por 22 unidades da Federação.
Ao Diário do Comércio, o diretor de Marketing de Produtos da Jeep, Pedro Silva, destaca que o mercado mineiro tem grande apreço por SUVs. Ele ressalta que Minas Gerais também apresenta demandas específicas, por ser um estado minerador e ter terrenos montanhosos.
“A mineração é muito forte em Minas Gerais e, para compras por meio de licitações ou de pequenas frotas para o setor, os SUVs que têm tração 4×4 são um grande diferencial”, explica. “As montanhas de Minas também desafiam bastante os carros. Eu tenho um Jeep Commander, o desafiei nas montanhas mineiras e ele não fez feio – muito pelo contrário”, diz.
A Jeep lidera o segmento de SUVs no Brasil desde 2020. A razão para esse sucesso, na avaliação do diretor, é a combinação de diversos fatores, como a história da marca no País, o fato de ter apostado em uma categoria que não era tão difundida nacionalmente e de estar sempre na vanguarda de tecnologias, além do design marcante e único dos produtos.
Marca completa dez anos de produção no País
No mês passado, a Jeep completou dez anos de produção nacional. O polo automotivo da Stellantis, em Goiana (Pernambuco), responsável por fabricar os veículos da marca, foi inaugurado em 28 de abril de 2015. Desde então, a Jeep produziu quase 1,3 milhão de unidades:
- 660 mil do Renegade, primeiro modelo fabricado no local;
- 545 mil do Compass, lançado em 2016;
- e 75 mil do Commander, cujo lançamento aconteceu em 2021.
Embora a planta atual seja relativamente recente, a história da Jeep no Brasil remonta ao fim dos anos 1940, com a montagem de unidades CKD, passando pela fabricação da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (São Paulo), e também em Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco), nas décadas de 1950 e 1960. Em 1983, a produção dos veículos da marca foi encerrada no País, sendo retomada apenas com a nova fábrica pernambucana.
O polo de Goiana foi essencial para que a Jeep alcançasse o topo do segmento de SUVs no mercado brasileiro. Entre 2010 e 2014, a marca, que só negociava produtos importados no País desde 1992, havia vendido somente cerca de sete mil unidades da categoria. Já na última década, foram mais de um milhão de emplacamentos, 57% a mais que a segunda colocada.
Jeep lança série especial do Renegade
Para celebrar uma década de fabricação no Brasil, a Jeep lançou, nesta segunda-feira (12), uma série especial do Renegade, com lote limitado de 1.010 unidades e numeração sequencial. A edição tem preço sugerido de R$ 185.990,00 e está disponível nas cores Cinza Sting, Branco Polar, Preto Carbon, Cinza Granite e Azul Jazz.
Entre os diferenciais da versão estão as alusões aos dez anos de fabricação, presentes em adesivos no capô e na coluna C, nos bordados dos bancos e nas soleiras, bem como as novas rodas de liga leve aro 17”. Os clientes que adquirirem o modelo também terão direito a um kit exclusivo, com uma mochila criada para a série e uma camiseta estampada.
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