Minas Gerais encerra primeiro semestre com alta de 10,68% nos emplacamentos de carros

Minas Gerais fechou o primeiro semestre de 2025 com um bom desempenho no mercado de veículos, registrando crescimento de 10,68% nos emplacamentos de carros em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e apontam que, no total, foram 325.780 veículos licenciados em Minas de janeiro a junho deste ano, ante 294.341 em 2024.
Em Minas, os automóveis de passeio lideraram os emplacamentos, com 181.100 unidades vendidas no semestre, seguidos pelas motocicletas, com 73.740 unidades, representando mais de 22% do total estadual. Os comerciais leves (picapes, vans, furgões e alguns tipos de caminhonetes) também tiveram bom desempenho, com alta de 21,2% em relação ao 1º semestre de 2024.
Belo Horizonte concentrou 80,28% dos emplacamentos de automóveis no Estado, com 145.387 unidades vendidas. A capital mineira também foi responsável por 60% das vendas de comerciais leves e quase 20% das motocicletas.
Queda nas vendas em junho, mas alta no semestre
Embora junho tenha registrado queda de 6,36% nas vendas em relação a maio, a retração foi atribuída a fatores pontuais como o menor número de dias úteis no mês (20 contra 21). Ainda assim, o acumulado do semestre no Brasil também foi positivo, com avanço de 6,99% nas vendas em relação ao primeiro semestre de 2024.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O desempenho tem se mantido consistente ao longo do ano e chegamos à primeira metade de 2025 com mais de 1,1 milhão de emplacamentos. Apesar de estarmos preocupados com as altas taxas de juros e seu impacto no varejo, o segundo semestre costuma ser, tradicionalmente, melhor do que o primeiro”, destaca o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.
Na média diária, a Fenabrave registrou crescimento de 9,93%, mesmo com três dias úteis a menos neste ano. “Isso indica uma boa performance do mercado, mas já notamos sinais de desaceleração no ritmo de crescimento”, avalia.
Expectativas para o setor no segundo semestre
Segundo a Fenabrave, o segundo semestre costuma ser mais aquecido que o primeiro, com eventos como o Salão do Automóvel previstos para impulsionar o setor.
Ainda assim, a alta dos juros segue como principal preocupação para concessionárias e consumidores. “Notamos um movimento de desaceleração do crescimento do mercado interno. Estamos acompanhando a evolução dessas tendências, mas já revisamos algumas projeções”, afirma o presidente.
A Fenabrave revisou suas projeções de emplacamentos para 2025, com base no comportamento do mercado até junho:
- Automóveis e comerciais leves: crescimento mantido em 5%;
- Caminhões: de crescimento de 4,5%, agora previsão de queda de 7%;
- Ônibus: projeção mantida em crescimento de 6%;
- Motocicletas: expectativa mantida de alta de 10%;
- Implementos rodoviários: a previsão inicial de +5% passou para queda de 20%.
Com isso, o crescimento total do setor foi revisado para 6,2%, abaixo dos 7% projetados em janeiro.
Participação de BH no desempenho de Minas
Em Belo Horizonte, os números mostram a força do mercado local dentro do estado. A capital mineira foi responsável por quase todas as vendas de automóveis em Minas Gerais e se mostra como termômetro das tendências no Estado.
Em junho de 2025, Belo Horizonte se destacou como principal polo de vendas de veículos em Minas Gerais, especialmente no segmento de automóveis de passeio. Segundo dados do setor, a capital mineira foi responsável por 80,28% das vendas acumuladas de carros no Estado, com 145.387 unidades comercializadas até o momento. Apenas no último mês foram 35.078 veículos vendidos.
No segmento de comerciais leves, como vans e caminhonetes, a participação de BH também foi expressiva, com 31.369 unidades vendidas no acumulado do ano, o que representa 60,34% do total estadual. Já nas categorias de caminhões, ônibus e motocicletas, a capital apresentou participação mais modesta, com 32,61%, 20,35% e 19,97%, respectivamente, indicando maior presença desses veículos em outras regiões de Minas.
Automóveis, motos e híbridos em destaque
No cenário nacional, os veículos híbridos foram o grande destaque, com aumento de 73,63% nas vendas no primeiro semestre. Já os elétricos puros tiveram uma leve retração de 1,98%, reflexo da ainda limitada infraestrutura de recarga no País.
O segmento de caminhões segue em retração tanto em Minas quanto no Brasil, com quedas mais acentuadas no mês de junho. A queda acumulada em Minas (-8,47%) é mais expressiva que a média nacional (-3,62%).
Ouça a rádio de Minas