Minas Gerais registrou quase 600 mil MPEs endividadas em maio

Minas Gerais foi o segundo estado com mais Micro e Pequenas Empresas (MPEs) inadimplentes em maio. Do total de 6,4 milhões de MPEs endividadas no Brasil, com mais de 45,1 milhões de dívidas que superaram R$ 123,5 bilhões, mais de 590 mil estão localizadas no Estado.
É o que revela o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, que mostrou ainda que o País registrou, no período analisado, 6,9 milhões de companhias com, ao menos, uma dívida pendente a ser quitada, sendo o maior resultado da série histórica do estudo.
Ao considerar todos os empreendimentos do País, Minas Gerais também ocupa o 2º lugar na quantidade de empresas inadimplentes na pesquisa, com mais de 627 mil companhias contabilizadas.
No cenário nacional, o montante de todas as empresas inadimplentes representou um crescimento de 2% frente a março e abril de 2024, já a soma do valor das dívidas atingiu a marca inédita na pesquisa de R$ 143,9 bilhões. Cada empresa registrou, em média, sete contas no vermelho.
“Empresas endividadas a longo prazo enfrentam maior risco. O incremento nas taxas de juros pode resultar em pagamentos mais elevados, complicando a gestão financeira. A incapacidade de refinanciar ou renegociar essas obrigações pode levar à inadimplência”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
“Importadores de insumos ou produtos finais são diretamente afetados. O fortalecimento do dólar encarece essas importações, impactando as margens de lucro e prejudicando a liquidez para cumprir com as obrigações financeiras”, complementou Rabi, ao citar a valorização do dólar como um dos motivos para o cenário de endividamento.
Recorte dos setores
O indicador ainda contabilizou os principais setores da economia com empresas mais impactadas pela inadimplência. São eles:
- Serviços – 55,6%
- Comércio – 35,9%
- Indústrias – 7,4%
- Setor Primário – 0,8%
- Outros – 0,3%
Confira o Top 10 dos Estados com maior número de empresas inadimplentes em maio
- 1º São Paulo – 2.301.333
- 2º Minas Gerais – 627.444
- 3º Rio de Janeiro – 609.177
- 4º Paraná – 430.379
- 5º Rio Grande do Sul – 361.004
- 6º Bahia – 321.311
- 7º Santa Catarina – 305.539
- 8º Goiás – 214.763
- 9º Pernambuco – 204.649
- 10º Ceará – 163.098
Ouça a rádio de Minas