Minas Gerais é terceiro estado com mais tentativas de fraudes no País

O estado de Minas Gerais registrou em fevereiro deste ano 66.311 tentativas de fraude, número abaixo apenas do registrado em São Paulo e Rio de Janeiro. Em todo o país, foram 756.576 tentativas de fraude naquele mês – ou 3.485 ocorrências a cada milhão de habitantes.
É o que revela o estudo mais recente da Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades.
Nacionalmente, as empresas que registraram maior número de tentativas de fraude em fevereiro foram dos setores de bancos e cartões (50,7%), financeiro (9,7%) e varejo (3,6%). Com esse cenário, elas aumentaram também seu cuidado em 58% nos últimos 12 meses.
A pesquisa da Serasa Experian também aponta que 68% das grandes empresas declararam estar mais atentas sobre o assunto do que no ano passado e elas são, inclusive, as mais conscientes sobre a importância da prevenção contra criminosos.
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Ao sofrerem algum tipo de tentativa de fraude, elas demonstraram preocupação com questões relacionadas à segurança da informação, principalmente, nos seguintes aspectos:
- Vazamento de dados de clientes (49%);
- Perdas financeiras (48%);
- Vazamento de dados próprios (39%);
- Inadimplência (35%);
- Roubo de informações estratégicas (34%);
- Fraude de identidade (28%);
- Perda de mercadorias (16%).
O diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, diz que cuidar dos dados pessoais é uma tarefa diária, mesmo quando o indicador demonstra diminuição nas tentativas de fraude de identidade.
“Os consumidores precisam ficar atentos com a segurança de suas informações, principalmente, em ambientes on-line. Da mesma forma, as empresas necessitam continuar blindando seus sistemas com soluções de autenticação e prevenção a fraudes em camadas para identificar quem é quem”, declara.
Ainda em relação ao crescimento geral da preocupação sobre fraudes, o levantamento indicou que houve impacto na previsão orçamentária das 331 empresas entrevistadas, mudando a prioridade dos investimentos com fraude de quinto lugar, em 2023, para terceiro, em 2024.
Assim, em 2024, os objetivos das empresas também mudaram, com o segundo objetivo das companhias sendo a “Proteção de Operações Fraudulentas” (35%), atrás, apenas, de “Conquistar Mais Clientes” (45%).
Rocha fala que, no panorama geral, a tecnologia permitiu que as empresas se conectassem globalmente, expandissem seus mercados e alcançassem clientes de maneira mais eficiente. Mas ao mesmo tempo, a digitalização também abriu portas para os fraudadores aprimorarem seus golpes.
“Hackers e grupos criminosos estão cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos. Por isso, as empresas devem reconhecer a importância crítica de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e garantir a segurança das operações e dos clientes. Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações” ressalta.
Como evitar as fraudes
Os especialistas da Serasa Experian enumeraram ações que consumidores e empresas podem tomar para se proteger. Veja:
Veja como sua empresa pode evitar fraudes
- Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;
- Verifique cadastros: contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
- Invista em soluções antifraude em camadas: é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudam a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.
Veja como consumidores podem se prevenir contra fraudes
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado;
- É comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e redirecionar para páginas não seguras;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
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