Minha Casa, Minha Vida autoriza 1.542 novas moradias no País; veja as cidades mineiras incluídas

Mais 1.542 moradias do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foram autorizadas a serem contratadas na última segunda (26), sendo 1.196 unidades habitacionais pertencentes à modalidade Rural do MCMV. Deste montante, Minas Gerais receberá 160 novas unidades, nas cidades de Santa Margarida (50), São Francisco (50), Teófilo Otoni (10) e Vieiras (50).
As casas buscam atender agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais. Desde 2023, foram selecionadas mais de 75,7 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida Rural em todo o País. A expectativa é de que mais de 6 mil pessoas realizem o sonho da casa própria em 14 estados com as contratações.
Mas não apenas os segmentos Rural e Entidades são vistos como um gerador de negócios para o setor de Construção Civil em Minas Gerais. Neste mês, o programa MCMV foi ampliado, após a entrada da Faixa 4 voltada à classe média. A ampliação gera uma oportunidade concreta de retomada do crescimento, geração de empregos e estímulo à produção habitacional no Estado.
No Sudeste, além de Minas Gerais, o Espírito Santo foi contemplado com 151 moradias. Saiba quais foram os municípios e as respectivas quantidades:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- Afonso Cláudio (47),
- Iconha (9),
- Mantenópolis (34),
- Pancas (13),
- Rio Bananal (4),
- Santa Maria de Jetibá (11),
- São Gabriel da Palha (10),
- São Mateus (7),
- São Roque do Canaã (10)
- e Vila Valério (6).
A região Norte também foi contemplada, com 100 moradias para o Amazonas, sendo 50 para Careiro e 50 para Itacoatiara, e seis para o município de Primavera de Rondônia, em Rondônia. No Centro-Oeste, Buriti de Goiás, em Goiás, foi contemplado com quatro novas residências.
Veja outros municípios, na região Nordeste, que também receberão moradias:
- 442 unidades foram destinadas para a Bahia, distribuídas pelos municípios de Andorinha (44 UHs), Bom Jesus da Lapa (50), Filadélfia (50), Ituaçu (31), Jussari (22), Mansidão (58), Muquém do São Francisco (46), Riachão do Jacuípe (50),
- Pernambuco, com 136, para as cidades de Cabrobó (47), Lagoa de Itaenga (9), Santa Maria da Boa Vista (30) e Serra Talhada (50); Ceará, com 100 para Aracoiaba (50) e Tauá (50); Maranhão, com 50 para Nina Rodrigues; Paraíba, com 39 para Cachoeira dos Índios; e Alagoas, com oito para Delmiro Gouveia.
Modalidade Entidades financia moradias em áreas urbanas para famílias de baixa renda
Na modalidade ‘Entidades’, que financia a construção de moradias em áreas urbanas para famílias de baixa renda, organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos, 346 novas residências foram autorizadas para contratação. Entre 2023 e 2025, foram selecionadas 49,4 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida – Entidades por todo o Brasil.
No Nordeste, 100 novas moradias poderão ser construídas em Iaçu, na Bahia, e outras 50 em Paes Landim, no Piauí. No Sul, as cidades de Cascavel e Tibaji, no Paraná, foram contempladas com 96 e 50 casas, respectivamente, enquanto a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, receberá 50 novos lares.
Ciclo de contratação 2025/26 da modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) do Minha Casa, Minha Vida já está ativo.
Para apresentar as novidades, o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, apresentou uma live na última segunda-feira (26) voltada aos gestores, construtoras e público em geral. Entre os tópicos abordados estavam as etapas do ciclo de contratação, o esperado das propostas e a documentação que será exigida por parte dos proponentes. As metas também foram explicadas ao público, juntamente com o sistema de distribuição entre Unidades da Federação, assim como a distribuição intermunicipal, seguindo o porte de cada município.
Saiba como participar do novo ciclo de contratação do Minha Casa, Minha Vida
*Com informações do Ministério das Cidades
Ouça a rádio de Minas