Economia

Minas Gerais registra forte queda nas vendas de veículos novos

Levantamento é da Fenabrave
Minas Gerais registra forte queda nas vendas de veículos novos
Crédito: DIÁRIO DO COMÉRCIO / Arquivo / Charles Silva Duarte

Após crescer em fevereiro, as vendas de veículos novos voltaram a cair em Minas Gerais. No terceiro mês de 2024, os emplacamentos no Estado somaram 43,8 mil unidades, o que representa uma queda de 29,4% frente a igual intervalo do exercício imediatamente anterior. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Embora menos significativo, no Brasil, os licenciamentos também recuaram. No território nacional, as vendas atingiram 358,8 mil unidades no mês passado, volume 1,7% inferior na comparação anual. Em comunicado, a entidade realçou que, em 2024, março teve 20 dias úteis devido ao feriado da Páscoa, enquanto em 2023 foram 23 dias úteis, influenciando o recuo.

Além dessa influência, os emplacamentos no mercado mineiro retraíram em virtude do menor número de veículos zero quilômetro adquiridos por locadoras, conforme o diretor-executivo da Fenabrave em Minas Gerais, Carlos Barreto. Nesse contexto, cabe destacar que gigantes do setor, como a Localiza, estão sediadas no Estado e adquirem e emplacam seus veículos na região. 

“O mercado de Minas Gerais é completamente diferente dos outros porque temos os licenciamentos das locadoras. Então, o mercado de veículos de concessionárias aumentou, mas as vendas para locadoras diminuíram”, explicou Barreto. “As locadoras concentram suas compras em um determinado mês, no mês em que elas compram menos, as vendas caem”, reiterou. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Alta frente a fevereiro e queda no trimestre

De modo distinto, na comparação mensal, ou seja, março contra fevereiro, os dados mostram um aumento de 5,9% nas vendas de veículos novos em Minas Gerais e de 12,4% no Brasil. Novamente, uma das possíveis motivações para os resultados positivos está relacionada ao número de dias úteis, uma vez que o mês passado teve um dia útil a mais do que o anterior. 

Por outro lado, no primeiro trimestre de 2024 frente a igual intervalo de 2023, o Estado registrou uma baixa de 11,8% nos emplacamentos, já o País teve um aumento de 13,9%. Ao todo, foram licenciadas 120,9 mil unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, motocicletas, tratores e máquinas agrícolas em Minas Gerais e 1 milhão no Brasil.

Emplacamentos em Minas Gerais por categoria

Por categoria, no terceiro mês deste ano, 29,4 mil automóveis e comerciais leves foram vendidos em Minas Gerais, resultado em queda de 36,1% em relação a março do último ano e elevação de 4,9% frente a fevereiro. Ao mesmo tempo, os licenciamentos de caminhões e ônibus atingiram 1,7 mil unidades, o que indica baixa de 2,2% e alta de 14,5% nas respectivas comparações. Já as vendas de motos somaram 11,1 mil unidades, representando um recuo de 10,5% e alta de 8%. 

No acumulado dos três primeiros meses de 2024, em comparação ao mesmo período do exercício anterior, os emplacamentos de motocicletas cresceram 8,7% no Estado ao atingir 32 mil unidades. Entretanto, as vendas de automóveis e comerciais leves, 79,9 mil unidades, e de caminhões e ônibus, 4,7 mil unidades, recuaram 19% e 2,7%, respectivamente, segundo a Fenabrave.

Vendas de veículos novos em Belo Horizonte 

Na mesma direção do mercado mineiro como um todo, os licenciamentos em Belo Horizonte no mês de março caíram 37,7% em relação a igual intervalo do ano passado e subiram 5,8% no confronto com fevereiro. No período, a capital mineira registrou a venda de 24,9 mil unidades.

No primeiro trimestre de 2024, o mercado belo-horizontino também registrou um recuo significativo nas vendas de zero quilômetro. De janeiro a março, foram 65 mil unidades comercializadas na Capital, uma baixa de 22,5% na comparação com o mesmo período de 2023. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas