Economia

Minas Gerais segue na liderança de geração distribuída de energia solar

Minas conta com uma potência instalada de 3.103,2 megawatts (MW), o Estado responde por 13,5% da potência instalada em energia solar no País.
Minas Gerais segue na liderança de geração distribuída de energia solar
O sistema fotovoltaico deve ter painéis solares a fim de converter a radiação solar em energia elétrica | Crédito: Adobe Stock

Minas Gerais continua na liderança na nacional de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, de acordo com o mais recente ranking estadual realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Com uma potência instalada de 3.103,2 megawatts (MW), o Estado responde por 13,5% da potência instalada em todo o País.

O sócio-fundador e diretor comercial da SolarVolt, Gabriel Guimarães, explica que essa liderança é resultado de um crescimento contínuo e sustentável. Segundo ele, esse progresso é fruto de um trabalho minucioso. ‘’A liderança é um reflexo de um crescimento mês a mês de Minas Gerais, em geração distribuída, oriundo da atenção de players no Estado”, diz.

“Cada empresa estuda a condição e o contexto mineiros para tais investimentos e, a partir disso, desenvolvem estruturas que potencializam a produção de energia de uma maneira sustentável e saudável ao meio ambiente’’, afirma Guimarães.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Uberlândia, no Triângulo Mineiro, se destaca no ranking municipal de geração distribuída. Com um crescimento para 132,9 MW, a cidade corresponde a 0,6% da potência instalada no País, de acordo com dados da Absolar.

Além disso, Minas Gerais mantém a liderança em geração centralizada, que engloba as usinas solares fotovoltaicas outorgadas do mercado regulado e do mercado livre por estado. O Estado possui 3.125,9 MW em operação, 2.692,2 MW em construção e 35.923,2 MW em construção não iniciada.

Gabriel Guimarães destaca também que esse potencial é parte do compromisso de Minas Gerais em levar economia aos funcionários, fornecedores e ao mercado. “Ao mesmo tempo, o Estado desenvolve projetos que fazem a diferença para o meio ambiente”, pontua.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas