Economia

MG é o 2º estado com mais rótulos de cervejas registradas em 2024; veja ranking de cidades

Dados sobre o panorama do setor cervejeiro do último ano foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, nesta quarta-feira (6), no Anuário da Cerveja 2025
MG é o 2º estado com mais rótulos de cervejas registradas em 2024; veja ranking de cidades
Foto: Henrique Pimentel

Minas Gerais encerrou 2024 como o segundo estado com mais rótulos de cervejas ativos, com 6.538 produtos registrados, ficando atrás somente de São Paulo que tem 12.603 rótulos. O resultado positivo vem na contramão do cenário nacional, que teve uma redução de 5,4% de produtos registrados. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quarta-feira (6), no Anuário da Cerveja 2025.

Municípios mineiros são destaque

No ranking nacional de municípios com maior variedade de cervejas registradas, as cidades mineiras se destacam: Nova Lima ocupa a terceira posição com 1.226 rótulos, ficando atrás apenas de São Paulo com 2.099 rótulos e de Porto Alegre com 1.594 rótulos. Outras três cidades mineiras aparecem entre as dez primeiras:

  • Juiz de Fora, com 818 rótulos, ocupa a 5ª colocação
  • Uberlândia, com 658 rótulos, ocupa a 9ª colocação
  • Belo Horizonte, com 610 rótulos, ocupa a 10ª colocação

Crescimento no número de cervejarias

Conforme o levantamento, o ano de 2024 também foi positivo para novos empreendimentos no setor. Foram 242 cervejarias registradas, um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. O Estado ocupa a 4ª posição nacional em número de cervejarias, com 242 estabelecimentos, atrás somente de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O avanço mineiro acompanha a tendência nacional: o Brasil chegou a 1.949 cervejarias registradas após crescimento de 5,5% no número de estabelecimentos em 2024. No entanto, quando comparado aos outros três maiores produtores, a expansão mineira de 3% é a menor. São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, registraram, respectivamente, 4,1%, 4,2% e 11,1% de aumento de cervejarias. 

Além disso, Minas registrou 11 cancelamentos ou vencimentos de registros de cervejarias, o que representa 9,9% do total de estabelecimentos mineiros, a 3ª maior taxa entre os estados.

Interiorização do setor avança

Outro ponto demonstrado pelo Anuário da Cerveja é a pulverização de polos cervejeiros para regiões interioranas dos estados brasileiros. Minas, São Paulo e Santa Catarina lideram a interiorização do setor com o maior aumento de dispersão em 2024 e os três passaram a contar com cinco novos municípios com ao menos uma cervejaria registrada.

Ao todo, Minas tem 180 municípios com presença formal no setor e quatro cidades mineiras estão entre os 23 municípios brasileiros com dez ou mais cervejarias registradas:

  • Belo Horizonte, com 25 cervejarias registradas; 
  • Nova Lima, com 21 cervejarias registradas
  • Juiz de Fora, com 20 cervejarias registradas
  • Uberlândia, com 10 cervejarias registradas

Atualmente, somente 14 municípios brasileiros concentram mais de 500 rótulos registrados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas