Economia

Minas Gerais tem grande presença feminina em cargos de chefia

Minas Gerais tem grande presença feminina em cargos de chefia
Mônica Hauck, CEO da Sólides | Crédito: Divulgação


Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ressalta a importância da luta pelas conquistas, direitos e espaço feminino.

Em Minas Gerais as empreendedoras representam a maioria com 51% de presença e atuação em cargos de liderança, principalmente nas áreas de serviço e comércio, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Sólides, plataforma completa de RH com People Analytics e gestão comportamental, é um exemplo de empresa mineira com grande presença de líderes mulheres.

Com cerca de 260 funcionários, a companhia acredita que a igualdade de gêneros é fundamental para uma corporação e preza pelo reconhecimento das mulheres no mercado de trabalho.

Além de ter uma CEO mulher, a Sólides é uma empresa na qual 53% das lideranças são femininas, bem como 75% dos C-Levels.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“As mulheres representam as cadeiras mais altas da organização e sinto que estou participando de um momento histórico na qual a representação feminina está sendo redesenhada”, afirma a CEO da Sólides, Mônica Hauck, que também faz parte de grupos de empreendedoras mulheres como Winning Women da EY e da Endeavor.

Outro exemplo de empresa de Minas Gerais com uma mulher à frente dos negócios é a Neuroganho, startup destaque no programa InovAtiva Brasil 2020.2 por oferecer ferramentas, orientação e acompanhamento para pais estimularem o desenvolvimento de crianças e jovens com deficiências intelectuais. Sua CEO e fundadora é a Ana Beatriz Correa, que garante que o sucesso do negócio tem relação com sua atuação.

“A visão de uma mãe, como é o meu caso, gera acolhimento para famílias de crianças com deficiências. Elas se sentem mais à vontade para conversar, ainda mais que, neste caso, eu já passei pelo que elas estão vivenciando. Tenho certeza que, na Neuroganho, a presença feminina faz toda a diferença”, comenta a empreendedora.

De olho no crescimento de negócios inovadores desenvolvidos por mulheres em diversos estados do país, a Bossa Nova Investimentos anunciou recentemente um comitê que irá investir R$5 milhões em negócios que fomentam o empreendedorismo feminino. Nomeado de “Ladies”, o projeto destinará o montante para até 15 startups que sejam lideradas por mulheres ou com soluções destinadas a esse público.

Já a Sambatech, eleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina, valoriza o bom profissional e adota o sistema de meritocracia para identificar bons talentos e recompensá-los pelo trabalho desenvolvido.

Dessa forma, a empresa possui grandes cargos com liderança feminina, sendo elas duas diretoras, uma coordenadora e outra está à frente do cargo de product owner (PO). Além disso, 30% dos cargos da área de tecnologia são ocupados por mulheres. A empresa possui sede em Belo Horizonte (MG) mas todas as contratações são feitas de forma remota, por isso a Sambatech possui funcionários nos quatro cantos do país.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas