Economia

Crescimento do PIB em Minas foi maior do que no Brasil

Crescimento do PIB em Minas foi maior do que no Brasil
Crédito: Pilar Olivares/Reuters

O Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais avançou 5,1% em 2021 na comparação com o ano anterior — um resultado superior ao do nacional, que registrou 4,6% no mesmo período. Os dados são da Fundação João Pinheiro (FJP), que aponta como responsáveis pelo crescimento os setores de Indústria e Serviços.

Houve forte recuperação, se comparado o crescimento com a queda de 3,9% ocorrida em 2020, ano de maior intensidade da pandemia de Covid-19. A estimativa preliminar do Estado para 2021 chegou a R$ 805,5 bilhões.

“Minas Gerais vem se esforçando para se recuperar dos graves impactos econômicos causados pela pandemia. Com a expansão de 5,1% do PIB em 2021, vemos que os esforços do governo para atrair empresas e gerar empregos estão dando resultado. Mas é preciso ressaltar que os estados sofrem os impactos nacionais e o cenário econômico no País também precisa estar favorável”, afirmou o governador Romeu Zema.

Nesta quarta-feira (16), em coletiva, pesquisadores da FJP detalharam a influência de cada setor da economia mineira no resultado: “do total, 61,6% são atribuídos aos serviços; 30,1%, à indústria; e 8,3%, à agropecuária”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas