Economia

Minas Gerais lidera alta na demanda por crédito no Sudeste, aponta Serasa

Estado registra crescimento de 21,4% na procura por crédito em setembro e ocupa a sexta posição no ranking nacional, segundo a Serasa Experian.
Minas Gerais lidera alta na demanda por crédito no Sudeste, aponta Serasa
Em um ano são mais 190 mil operações de crédito | Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Minas Gerais lidera o crescimento da demanda dos consumidores por crédito na região Sudeste, com alta de 21,4% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2024. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, da Serasa Experian. Com esse desempenho, o Estado ocupa a sexta posição no ranking nacional, acima da média brasileira, que ficou em 15,6%.

O cenário positivo também se repete na comparação mensal. Em relação a agosto deste ano, Minas Gerais voltou a liderar na região Sudeste, com avanço de 5,6% na procura por crédito. No ranking nacional, o Estado aparece logo atrás do Piauí (8,9%), Santa Catarina (7,9%) e Goiás (7,1%). No mesmo período, a média nacional registrou crescimento bem mais modesto, de apenas 1,2%.

De acordo com a economista-chefe da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, nem mesmo a taxa básica de juros elevada tem sido suficiente para conter a busca por crédito. A Selic está mantida em 15% ao ano desde junho, por decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).

“O mercado de trabalho aquecido e a manutenção do crescimento da renda real, também influenciada por políticas econômicas, têm sustentado o consumo das famílias e impulsionando a procura por crédito mesmo em um cenário de juros elevados”, afirmou.

Inadimplência deixa credores cautelosos

A pesquisa também destaca que o alto nível de inadimplência no País tem tornado os credores mais cautelosos. Atualmente, mais de 80 milhões de brasileiros estão endividados, sendo quase 8 milhões apenas em Minas Gerais, segundo o Mapa de Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, também elaborado pela Serasa. Vale ressaltar que o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito mede as solicitações feitas pelos consumidores, independentemente da aprovação ou não pelas instituições financeiras.

“A expansão na demanda por crédito ocorre em um contexto de transição no cenário doméstico, marcado pela desaceleração no ritmo de concessões e por uma postura mais cautelosa dos credores diante da evolução do quadro de inadimplência no País. Segundo dados da Serasa Experian, o número de inadimplentes atingiu 80,4 milhões em outubro”, afirmou Camila Abdelmalack.

No acumulado do ano, Minas Gerais aparece em 11º lugar no Brasil com 10,8%, ligeiramente acima da média nacional que é de 9,2%, variação que faz com que ele lidere a demanda por crédito na região Sudeste. Neste cenário lideram os números nacionais os estados do Amazonas (20,2%), Roraima (19,8%) e Tocantins (15,8%).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas