Economia

Minas pode faturar mais de R$ 1 bilhão na Black Friday

Segmento de eletrônicos, moda, beleza, brinquedos e eletrodomésticos devem ser os mais procurados pelo público em geral
Minas pode faturar mais de R$ 1 bilhão na Black Friday
Abiacom estima 16,5 milhões de encomendas durante a Black Friday | Foto: Reprodução Adobe Stock

Se as projeções da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom) se confirmarem e o comércio digital realmente faturar R$ 13,34 bilhões no Brasil durante a Black Friday, a data deve movimentar, em Minas Gerais, cerca de R$ 1,6 bilhão.

Isso porque de acordo com os dados da Abiacom, no ano passado, o Estado respondeu por quase 12% das vendas no mercado digital durante o ano, sendo o segundo que mais contribuiu para o faturamento do comércio eletrônico, ficando atrás somente de São Paulo.

Entre os segmentos mais procurados, a expectativa para este ano na data é que produtos dos segmento de eletrônicos, moda, beleza, brinquedos e eletrodomésticos se destaquem.

A Black Friday deixou de ser apenas um dia de descontos e se transformou em um marco do varejo digital, influenciando o desempenho de todo o fim de ano. As empresas que se planejarem bem terão a chance de ampliar vendas e conquistar novos consumidores”, comentou o presidente da Abiacom.

Dessa forma, com expectativa de um incremento de 15% em vendas em relação ao ano passado, a Black Friday deve movimentar não só o setor do varejo, mas também o de transporte e logística. De acordo com a Abiacom estão previstos para este ano, só na data, em todo o Brasil, 16,5 milhões de pedidos, frente ao 15,75 milhões em 2024. Já o incremento nas vendas é estimado em R$ 9,08 bilhões, acima dos R$ 7,93 bilhões verificados em 2024.

“O consumidor está cada vez mais atento às promoções e utiliza a Black Friday como oportunidade para antecipar as compras de Natal, garantindo economia e conveniência. Para os lojistas, o período é estratégico para aumentar o faturamento e fortalecer o relacionamento com os clientes”, afirma Fernando Mansano, presidente da Abiacom.

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