Minas poderá ter Cidades Inteligentes

O projeto de lei que estabelece diretrizes para a implantação de cidades inteligentes em Minas Gerais recebeu parecer favorável de 1º turno da Comissão de Administração Pública. Ele define uma cidade inteligente como aquela que promove inteligência coletiva, responsabilidade ambiental, desenvolvimento social e crescimento econômico equilibrado. O texto garante o atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva ou surdas. Essas diretrizes incluem o apoio ao uso da Libras e a disponibilização de recursos de comunicação acessíveis nos serviços de atendimento ao público. (Balcão News – Belo Horizonte)
Minas é polo na produção de mogno
O mogno africano está se consolidando como principal cultura agrícola em Minas Gerais, impulsionando a economia local e proporcionando emprego e renda, especialmente nas áreas rurais. Conhecido por sua rápida maturação e pelo alto valor no mercado internacional, o mogno africano se tornou uma escolha predileta para diversos setores, incluindo a indústria moveleira e a construção civil. A consolidação do mogno africano em Minas Gerais representa não apenas uma oportunidade de desenvolvimento sustentável para o Estado, mas também um compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar social. (Folha Machadense)
Aprovado Programa Lei Antirracismo
O Legislativo de Formiga aprovou por unanimidade em reunião na segunda-feira (25) um projeto de lei que estabelece a inclusão obrigatória no currículo das escolas municipais o ensino de noções básicas sobre a Lei Antirracismo, por meio do Programa Lei Antirracismo nas Escolas. O objetivo é promover uma cultura de combate ao racismo e outras formas de discriminação, incentivando a igualdade de raça, cor, etnia, religião e orientação sexual, além de despertar o interesse dos estudantes pelos direitos humanos. (Últimas Notícias – Formiga)
Municípios têm regime de pagamento
A Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais anunciou que o regime especial de pagamento de precatórios de 28 municípios mineiros foi cumprido no final de março e esses municípios voltam agora ao regime geral de pagamentos. Esse regime especial permite que os entes devedores de precatórios tenham um prazo constitucional para quitar seus débitos, retornando ao regime geral quando isso ocorre antes do prazo estabelecido. Graças aos esforços do TJMG, 317 entes devedores foram reconduzidos para o regime geral, representando 71% do total, enquanto 127 permanecem no regime especial. (Folha Patense)
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ciclistas realizam trajeto na Semana Santa
A Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC) promoverá o evento gratuito “Rota das Igrejas” em Divinópolis, Minas Gerais, no dia 27 de março. O pedal urbano percorrerá 12 igrejas da cidade em um trajeto de 20 Km, incentivando turismo, cultura e fé. O evento começará na praça do Santuário e passará por várias igrejas, encerrando na Catedral Divino Espírito Santo. A ADC é uma entidade sem fins lucrativos que promove o ciclismo e participa ativamente de atividades sociais e educativas em Divinópolis. (Portal Gerais – Divinópolis)
Expocafé será realizada pela Cocatrel
A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) volta a organizar a Expocafé, por uma decisão conjunta das entidades que participam da gestão do evento. Nos anos anteriores, a organização da feira, considerada uma das maiores do agronegócio café no Brasil, esteve sob responsabilidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Planejada para acontecer de 3 a 6 de junho, a Expocafé 2024 manterá seu modelo de sucesso consolidado, proporcionando um ambiente propício para aprendizado, networking e oportunidades de negócios. Palestras e exposições são alguns destaques na programação, conforme antecipa a Cocatrel. (Correio Trespontano)
Norte ajuda Minas a bater recorde
Com forte contribuição de projetos instalados no Norte do Estado, Minas Gerais superou o marco histórico de 4 GW de geração solar centralizada em operação, se tornando líder no segmento de energia solar fotovoltaica. A Bahia, com 2,05 GW, e o Piauí, com 1,51 GW, aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A inserção de novos empreendimentos nos municípios de Paracatu e Jaíba, no Norte do Estado, que entraram em operação na primeira semana de março, foi responsável pelo incremento de 220,5 MW na matriz elétrica do estado, levando ao marco de 4 GW de geração solar fotovoltaica centralizada. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)
Copasa amplia atuação do Pró-Mananciais
A Copasa expandiu o programa Pró-Mananciais para a bacia do ribeirão dos Tachos, em Varginha, visando à recuperação e preservação ambiental da região. Essa iniciativa, que conta com a colaboração da comunidade e do Coletivo Local de Meio Ambiente de Varginha (Colmeia), busca proteger os recursos hídricos e beneficiar os sistemas de abastecimento de água da região. O programa Pró-Mananciais é parte dos esforços da Copasa em cumprir a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 15, que visa proteger os ecossistemas terrestres e promover o uso sustentável da terra. (Gazeta de Varginha)
Pouso Alegre adere à Amesp
O plenário da Câmara de Pouso Alegre testemunhou um momento histórico com a adesão da cidade à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Amesp). Com a chegada de Pouso Alegre, a Associação passa a atender 30 cidades e mais de 500 mil pessoas. O prefeito Cel Dimas, durante o evento, expressou sua satisfação com a integração da cidade à associação. “É um passo significativo para nossa comunidade. Estamos comprometidos em buscar o melhor para Pouso Alegre e a Amesp proporciona uma série de benefícios que irão impactar positivamente a vida dos cidadãos”. (Diário Regional – Pouso Alegre)
Poluição do ar em Timóteo é alta
O município de Timóteo tem índice de material particulado no ar equivalente a 10,1 e excede de duas a três vezes o parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS). O número coloca o município do Vale do Aço entre um dos mais poluídos no Brasil, numa lista que tem predominantemente municípios do estado de São Paulo, dentre eles, Guarulhos e Cubatão. Coincidentemente, o estudo é divulgado na semana em que o município de Timóteo teve derrubado um veto governamental a uma proposta de manejo na Apa Serra do Timóteo para liberar a ocupação urbana (loteamentos) em uma área de preservação. (Diário do Aço – Ipatinga)
O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Ouça a rádio de Minas