Minas recebe investimento do governo federal para segurança em aeroportos regionais

O governo federal vai investir cerca de R$ 13,6 milhões na instalação de Indicadores de Precisão da Trajetória de Aproximação (Papis) em 13 aeroportos regionais do Brasil — e Minas será um dos principais beneficiados. Os recursos fazem parte de uma estratégia nacional para fortalecer a aviação regional, melhorar a infraestrutura aeroportuária e aumentar a segurança em aeroportos regionais.
Em Minas Gerais, os aeroportos de Paracatu, Varginha, Ipatinga, Governador Valadares e Divinópolis estão entre os contemplados para receber os equipamentos de segurança. Os três últimos receberão os Papis por meio da Infraero, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que planeja instalar oito conjuntos desses equipamentos até 2025, ao custo total de R$ 9,1 milhões.
Em Governador Valadares e Divinópolis, os Papis somam R$ 2,5 milhões. Além disso, projetos complementares para essas cidades também estão no radar, com recursos adicionais estimados em R$ 75 milhões e R$ 20 milhões, respectivamente, para obras de modernização.
Já os aeroportos de Paracatu e Varginha serão beneficiados com recursos do MPor. O ministério já autorizou a contratação de Papis para o equipamento de Paracatu, além dos aeroportos de Araguaína, em Tocantins (TO), Jaguaruna, em Santa Catarina (SC), Toledo, no Paraná (PR), e Teixeira de Freitas, na Bahia (BA). Os cinco equipamentos somam R$ 4,6 milhões em investimentos.
Contudo, o aeroporto de Varginha, no Sul de Minas, de Carauari e Parintins, no Amazonas (AM), e Araripina, em Pernambuco (PE), ainda aguardam autorização, com previsão ainda em 2025.
“Nós estamos investindo cada vez mais no fortalecimento da aviação regional e na melhoria da estrutura dos aeroportos, de forma a atender as necessidades da população e de desenvolvimento econômico do País”, destaca o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Quais aeroportos serão contemplados com os dispositivos de segurança
Ao todo, dezessete aeroportos irão receber os Papis, sendo 13 já em 2025. Minas Gerais é o Estado com mais aeroportos incluídos para aumentar a segurança com o equipamento: cinco no total. Das cidades mineiras, apenas Varginha ainda não teve a contratação do Papi autorizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
Sul
- Canela (RS)
- Torres (RS)
- Jaguaruna (SC)
- Toledo (PR)
- Paranaval (PR)
Sudeste
- Varginha (MG)
- Divinópolis (MG)
- Ipatinga (MG)
- Governador Valadares (MG)
- Paracatu (MG)
- Itaperuna (RJ)
Nordeste
- Teixeira de Freitas (BA)
- Araripina (PE)
- Mossoró (RN)
Norte
- Araguaína (TO)
- Parintins (AM)
- Carauari (AM)
Meta é garantir a segurança em aeroportos pelo País
A expectativa é que a maioria dos equipamentos entre em operação até o fim de 2025, enquanto outros quatro aeroportos aguardam autorização para iniciar as obras no mesmo período. Com custo médio de R$ 1,2 milhão por unidade, o Papi é essencial para garantir pousos seguros, especialmente em situações de baixa visibilidade.
“A segurança é um dos pontos mais fundamentais. O Brasil já é reconhecido internacionalmente pela segurança de sua aviação e nós queremos continuar trazendo confiança para os passageiros”, afirma o ministro.
O Papi é instalado ao lado da cabeceira da pista e utiliza um sistema de quatro luzes horizontais. Por meio de diferentes combinações de cores, o equipamento orienta os pilotos sobre a altura ideal da aeronave durante a aproximação, contribuindo para aterrissagens mais seguras — especialmente à noite ou em meio a neblina e chuvas fortes.
“Uma aviação segura é o objetivo do nosso trabalho diário, e a instalação de instrumentos que auxiliem pousos como os Papis têm papel importante para que o Brasil continue como exemplo mundial em segurança aeroportuária”, destaca a diretora de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil do MPor, Luiza Deusdará.
Programa AmpliAR
Além dos investimentos diretos, o Ministério prepara o lançamento do Programa AmpliAR, previsto para junho. A proposta é conceder 19 aeródromos regionais à iniciativa privada, priorizando as regiões da Amazônia Legal e do Nordeste nesta primeira fase do programa.
Os aeródromos de Araguaína e Parintins, localizados na Amazônia Legal, e de Araripina, no sertão pernambucano, fazem parte desta lista. O objetivo de levar aos aeroportos regionais a expertise de concessionárias é ampliar a conectividade aérea, otimizar a operação dos terminais e reduzir os custos para estados e municípios.
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