Economia

Minas mantém 2ª posição nacional em movimentação de pacotes do e-commerce

O Estado ficou atrás apenas de São Paulo, principal centro consumidor do Brasil, tanto no envio quanto no recebimento de pacotes
Minas mantém 2ª posição nacional em movimentação de pacotes do e-commerce
Crédito: Reprodução

Minas Gerais manteve, no terceiro trimestre deste ano, a vice-liderança nacional na movimentação de pacotes do comércio eletrônico, atrás apenas de São Paulo. O resultado confirma a consolidação do Estado como um dos principais polos logísticos do País, segundo o Mapa da Logística, levantamento da Loggi.

A pesquisa mostra que, apesar da estabilidade no volume de entregas em relação ao mesmo período de 2024, Minas sustenta ritmo consistente de crescimento impulsionado pela digitalização das pequenas e médias empresas.

Minas Gerais ficou atrás apenas do Estado de São Paulo, principal centro consumidor do Brasil, tanto no envio quanto no recebimento de pacotes comercializados pela internet entre julho e setembro, envolvendo pequenos, médios e grandes negócios.

Digitalização de pequenas empresas impulsiona crescimento

O desempenho do Estado no terceiro trimestre consolida a movimentação do e-commerce mineiro na primeira metade do ano. O Mapa da Logística aponta que, no primeiro semestre, a região Sudeste manteve-se como o principal eixo logístico do País e que Minas Gerais, ao alcançar a segunda posição no volume de pacotes enviados e recebidos, registrou crescimento de 86% na movimentação geral em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

No início do ano, Minas Gerais figurou em terceiro lugar entre as unidades da Federação tanto no envio de pacotes do e-commerce quanto no recebimento de produtos, atrás dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A diretora comercial da Loggi, Juliana Fracchia, explica que as pequenas e médias empresas (PMEs) contribuíram para impulsionar o desempenho comercial do Estado no meio digital, fazendo com que Minas saltasse para o segundo lugar nacional neste quesito. Ela destaca que a rapidez com que as empresas mineiras estão se digitalizando contribui para o crescimento da movimentação geral de pacotes.

Minas Gerais é responsável por 9% dos pacotes de e-commerce do Brasil que têm origem em pequenas e médias empresas e por 5% dos pedidos que vêm de grandes marcas. O Estado é o terceiro do País em que as PMEs mais venderam durante o terceiro trimestre deste ano, atrás apenas de São Paulo e de Santa Catarina.

“As PMEs estão crescendo muito e ficam cada vez mais relevantes no comércio eletrônico. Os volumes dessas PMEs, quando consolidados, estão ajudando Minas a alavancar seus números e sua movimentação geral”, completa.

Com Black Friday e Natal, Minas deve manter posição

A diretora comercial da Loggi ressalta ainda que a dinâmica das entregas no Brasil e em Minas Gerais tem se expandido para além dos grandes centros urbanos, com interiorização do consumo digital entre os empreendedores.

No País, o Mapa da Logística aponta crescimento de 194% na movimentação de pacotes do e-commerce entre capitais e cidades do interior, além de aumento de 80% nas transações entre cidades interioranas.

Belo Horizonte está entre as cinco capitais com maior movimentação de pacotes entre capital e interior, enquanto Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, figura entre as cinco cidades do interior brasileiro com maior movimentação regional.

“O volume deve aumentar, principalmente devido à Black Friday e do Natal. O quarto trimestre é o período de maior envio e recebimento de volumes no País. Por conta disso, especialmente da Black Friday, a demanda cresce significativamente, e Minas Gerais deve acompanhar esse aumento”, analisa Juliana Fracchia.

Minas vice-líder na logística do e-commerce

2º lugar em movimentação de pacotes, atrás de São Paulo.
PMEs: 9% dos pacotes originados em Minas; grandes marcas: 5%.
• Estado é o 3º em vendas de PMEs no País.
Interiorização do consumo: +194% nas entregas entre capitais e interior; +80% nas transações entre cidades interioranas.
Belo Horizonte está entre as cinco capitais com maior movimentação entre capital e interior.
Uberlândia figura entre as cinco cidades do interior com maior volume de pacotes.
Perspectiva: aumento na Black Friday e no Natal.

(Fonte: Mapa da Logística – Loggi – 3º tri/2025)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas