Economia

Minas Gerais é o segundo maior mercado de medicamentos genéricos do Brasil

Mercado mineiro registrou o segundo maior volume de unidades vendidas
Minas Gerais é o segundo maior mercado de medicamentos genéricos do Brasil
Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Minas Gerais tem um papel relevante no setor de medicamentos genéricos no Brasil. Segundo dados divulgados pela auditora do varejo farmacêutico IQVIA, o Estado é o segundo principal mercado em volume de medicamentos vendidos ao longo de 2023, com cerca de 277 milhões de unidades comercializadas. Isso significa que os mineiros comparam cerca de 760 mil remédios genéricos por dia no ano passado.

Apesar do destaque, o estado de São Paulo segue liderando o mercado nacional, vendendo o dobro que o mercado mineiro e quase três vezes a mais que o estado do Rio de Janeiro. Veja os números de vendas de genéricos nos estados vizinhos:

  • – São Paulo – 469.467.100 milhões de unidades,
  • Minas Gerais – 277.043.114 milhões de unidades,
  • – Rio de Janeiro – 210.576.741 milhões de unidades.

Medicamentos genéricos são aqueles que contêm os mesmos princípios ativos e a mesma forma farmacêutica e biodisponibilidade que um medicamento de marca já aprovado. Ou seja, são bioequivalentes aos medicamentos de marca em termos de segurança, eficácia, força, dose, rota de administração, qualidade, desempenho e características destinadas ao uso.

“Os medicamentos genéricos, geralmente, tem um custo menor. Este aumento na participação de mercado é um indicativo claro da eficácia dos genéricos, além de refletir o impacto positivo das políticas públicas e iniciativas educativas sobre a importância e os benefícios dos medicamentos genéricos”, explica o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), Tiago de Moraes Vicente.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Minas, São Paulo e Rio representam 37% das vendas no País

Os genéricos mantiveram uma presença substancial nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em 2023, respondendo por mais de 37% das vendas totais no País, conforme indicado pela IQVIA. Juntos, os três estados vendem mais de 900 milhões de genéricos por ano.

Leia também: Remédios sobem 4,5%; veja quando a medida começa a valer

Segundo a ProGenéricos, a disseminação contínua de medicamentos deste gênero no mercado desempenha um papel crucial na acessibilidade aos tratamentos médicos, proporcionando uma opção econômica e eficaz para milhões de brasileiros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas