Minas Gerais possui mais de mil eletropostos públicos de carregamento de veículos; veja onde
O número de eletropostos de carregamento de veículos públicos ou semipúblicos (aqueles em propriedades particulares como shoppings centers e restaurantes) passou a marca das 1 mil unidades e já soma 1.317, conforme dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). O número de carregadores é crescente, acompanhando o aumento da frota de eletrificados no Estado, que atualmente é de 39.472 veículos.
Para se ter uma ideia do avanço desse tipo de veículos no Estado, o número de veículos eletrificados vendidos em setembro deste ano foi 248% maior que as vendas no mesmo período do ano passado. Enquanto em setembro de 2024, foram vendidos 760 veículos elétricos em Minas Gerais, no mesmo período deste ano, as vendas ultrapassaram as 2,6 mil unidades (2.651).
Os dados são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) que atribui o crescimento a uma combinação de fatores, como o aumento da oferta de modelos, o crescimento da confiança do consumidor na tecnologia dos eletrificados e o fortalecimento da infraestrutura de recarga.
Nesse último caso, o número de eletropostos até setembro de 2024, em Minas, conforme números da ABVE, aumentou cerca de 50%, passando de 869, para os atuais 1.317. Na relação de números de veículos por carregadores, o Estado tem acompanhado a média nacional. Enquanto o Brasil, de acordo com os números da ABVE, possui 30,4 veículos por carregadores, em Minas o número médio é de 29,9 veículos por eletropostos, considerando os dados até setembro.
Minas Gerais ocupa a quarta posição no ranking em números de eletropostos do País. De acordo com o levantamento, São Paulo lidera com 4.678 postos, em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com 1.608. O terceiro lugar é do Rio Grande do Sul, com 1.365 e em quarto Minas Gerais, com os 1.317, correspondendo a 7,8% do total de eletropostos do Brasil que é de 16.880.
Dentro do Estado, a cidade de Belo Horizonte é a responsável pelo maior número deles (234), enquanto que Uberlândia, no Triângulo Mineiro, possui 102. Juiz de Fora, na Zona da Mata, possui 57 e Betim e Contagem, na região metropolitana, fecham o Top 5, com 41 e 40, respectivamente.
Chama atenção, na análise do diretor de comunicação da ABVE, Davi Bertoncello, o fato da capital mineira não estar entre as primeiras capitais com mais eletropostos do País. Segundo ele, é um fenômeno próprio do Estado. “A eletrificação em Minas segue uma particularidade específica de interiorização dos carros. Ela cresce de forma horizontal e interiorizada, sem necessariamente que a capital impulsione esse movimento”, analisa.
- Leia também: Carros elétricos: saiba como montar um eletroposto
Turismo impulsiona a instalação de carregadores em Minas
Outro questão notável, na opinião do diretor da ABVE, é o fato da histórica Tiradentes, no Campo das Vertentes, estar entre as oito primeiras cidades com mais eletropostos no Estado. Segundo Bertoncello, é uma característica comum nas regiões turísticas do Brasil.
“A gente percebe que são agentes locais investindo e querendo oferecer os eletropostos como mais uma facilidade para quem visita a cidade. São muito comuns em regiões onde o turismo é feito quase que exclusivamente de carro e que não há grandes aeroportos nas proximidades”, alega.
O prefeito da cidade de Tiradentes, Zé Antônio do Pacu (PSDB), explica que os investimentos têm vindo mesmo da iniciativa privada. “Tiradentes é talvez a cidade que mais tem pousadas e hotéis per capita do Brasil. Então, são eles os investidores”, diz.
Questionado se as charretes elétricas que estão substituindo as tradicionais de tração animal teriam motivado a instalação de mais carregadores, o prefeito argumentou que, até hoje na cidade, há apenas um protótipo em funcionamento e a prefeitura não possui ponto de carregamento. “A iniciativa é privada mesmo”, comentou.
Em Capitólio, no Sul do Estado, a cidade conhecida como o “Mar de Minas” e que também atrai turistas do Brasil e do mundo por causa dos seus cânions e cachoeiras, o Restaurante do Turvo foi pioneiro em oferecer carregadores para clientes na região.
Atento às novas tendências e localizado na MG-050, que dá passagem para os estados de São Paulo, Mato Grosso e Bahia, o proprietário Luiz Carlos de Pádua, oferece o carregador gratuitamente há cinco anos. “A gente oferece como um benefício. Enquanto o cliente almoça conosco, aproveita para carregar o veículo, sem qualquer custo”, diz o proprietário.
Ele conta que quando instalou os carregadores, ainda não possuía carros elétricos, agora, proprietário de um, entende o quanto estes pontos são importantes.
Ouça a rádio de Minas