Minas terá 150 novas moradias rurais do Minha Casa, Minha Vida; veja as cidades beneficiadas

Minas Gerais foi contemplada com 150 novas moradias rurais na nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), autorizada nessa segunda-feira (2) pelo governo federal. As unidades integram a modalidade Rural, voltada para famílias de agricultores, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas.
As cidades mineiras que receberão os imóveis estão localizadas na Zona da Mata mineira. São elas:
- Alto Jequitibá: 50 unidades
- Carangola: 50 unidades
- Vieiras: 50 unidades
A autorização para contratação das moradias foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e faz parte de um lote com mais de 1.700 novas casas em todo o Brasil, distribuídas entre as linhas Rural e Entidades do programa. A expectativa é beneficiar cerca de 7 mil pessoas em 15 estados.
Programa amplia atuação em áreas rurais de Minas
Essa é mais uma fase da ampliação do MCMV Rural em Minas. Na última semana, o governo federal autorizou a contratação de mais 1.542 moradias em todo o País, sendo 160 novas unidades para cidades mineiras. Os municípios contemplados foram Santa Margarida (50), São Francisco (50), Teófilo Otoni (10) e Vieiras (50).
Desde 2023, o governo federal já selecionou mais de 75 mil unidades habitacionais rurais em todo o País.
Além das moradias em Minas, o Sudeste também teve autorizações para o Espírito Santo, com 102 casas em seis municípios, e para São Paulo, com 33 unidades em Itapeva. As cidades contempladas no Espírito Santos foram Governador Lindenberg (52), Ibatiba (16), Montanha (6), Nova Venécia (9), Santa Leopoldina (12) e Santa Teresa (7).
Em todo o País, a nova rodada do MCMV contempla 1.269 moradias rurais e 431 urbanas via entidades. Entre os estados mais beneficiados estão a Bahia, com mais de 500 unidades, além de Pernambuco, Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Tocantins e Rondônia. No Sul, cidades do Paraná e Rio Grande do Sul também foram contempladas.
Veja as outras cidades contempladas com casas do MCMV
No Nordeste, a Bahia é o estado com o maior número de moradias autorizadas nesta etapa: são 467 unidades, distribuídas entre os municípios de Cravolândia (50), Dário Meira (50), Guanambi (50), Malhada (150), Mansidão (6), Mirante (50), Paratinga (50) e Rio de Contas (61).
Outros estados nordestinos também foram contemplados:
- Paraíba: 100 moradias (Conceição e Prata, 50 cada)
- Piauí: 50 moradias (João Costa)
- Sergipe: 50 moradias (Carira)
- Ceará: 44 moradias (Santana do Acaraú)
- Pernambuco: 42 moradias (Cabrobó e Mirandiba, 21 cada)
Na Região Norte, o estado do Pará receberá 95 novas unidades, nos municípios de Augusto Corrêa (50) e Mojuí dos Campos (45). Tocantins foi contemplado com 50 moradias para Itaguatins e Rondônia, e 21 unidades em Governador Jorge Teixeira.
Já no Sul do País, o município de Goioxim, no Paraná, terá 50 casas, e Canguçu, no Rio Grande do Sul, terá 15 novas unidades habitacionais.
Linha Entidades também entrega casas em outras regiões
Outra vertente do programa, a Minha Casa, Minha Vida – Entidades, voltada para famílias de baixa renda organizadas por associações e entidades sem fins lucrativos, também teve 431 novas moradias autorizadas nessa segunda.
No Nordeste, 200 unidades habitacionais vão para o Maranhão, em Cururupu (100) e Parnarama (100), 50 para a Bahia, em Irajuba, e 50 para Pernambuco, em Venturosa.
Na Região Norte, o município de Palestina do Pará, no Pará, foi beneficiado com 30 casas, enquanto, no Sul, as cidades de Califórnia, no Paraná, e Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, receberão 48 e 53 unidades habitacionais, respectivamente.
No entanto, nenhuma unidade dessa linha foi destinada a Minas nesta etapa. Desde 2023, a linha Entidades já selecionou 49,4 mil unidades habitacionais em todo o Brasil.
Ouça a rádio de Minas