Economia

Minas terá mais de 700 mil medidores inteligentes de energia até final de 2025

Desde 2022, a Cemig instalou 410 mil equipamentos na Capital e região metropolitana, com tecnologia que permite ao consumidor controlar consumo de energia em tempo real
Minas terá mais de 700 mil medidores inteligentes de energia até final de 2025
Medidores inteligentes. Foto: Divulgação Cemig

Com o mundo cada vez mais tecnológico, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estima que, até o fim de 2025, mais de 700 mil mineiros contarão com medidores inteligentes, tecnologia que promete transformar a relação entre consumidores e a energia elétrica. A companhia alcançou 410 mil equipamentos instalados e segue avançando com cerca de 1 mil novas trocas de equipamentos obsoletos e ativações por dia, tanto na Capital quanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), desde 2022.

A expectativa da Cemig é que, até 2027, esse número chegue a 1,5 milhão de unidades e a novidade representa um salto de conectividade e eficiência na gestão do consumo de energia. O sistema permite que procedimentos como leitura, corte e religamento sejam feitos à distância, com agilidade, e sem a necessidade de enviar equipes ao local. Este resultado é alcançado por meio de uma rede integrada, onde os medidores se comunicam e enviam dados automaticamente para a central da companhia.

Com aplicativo, cliente monitora consumo de energia

Segundo o gerente de Engenharia, Automação e Sistema da Distribuição da Cemig, Wilian Alves, o aplicativo da companhia permite ao cliente monitorar o consumo de energia, diariamente. “O consumidor pode visualizar a sua eficiência energética e reduzir o seu custo, ao seguir acompanhando e fazendo a gestão. Outros pontos importante são a eficiência e a rapidez com que os nossos serviços podem ser executados a partir da medição inteligente”, destaca. Com a utilização do equipamento, além da comodidade, os clientes ganham autonomia.

Veja o que é possível fazer por meio do aplicativo da Cemig para acompanhar os medidores inteligentes:

  • acompanhar o consumo praticamente em tempo real,
  • verificar quanto foi gasto de energia elétrica nos últimos minutos,
  • comparar os dados com os de semanas anteriores.

Essa transformação faz parte de um movimento mais amplo de digitalização do setor elétrico, que tem nas redes inteligentes, também conhecidos por smart grids, um de seus pilares centrais.

O futuro para o cliente consumidor de energia é digital. Temos todos os sinais, com a abertura do mercado de energia. O cliente poderá, no futuro, dentro de uma regulação, ter fornecimento de outras concessionárias e a transação entre uma concessionária de serviços para outra também será automatizada. Isso é o que projetamos para a medição inteligente, sob o ponto de vista de benefícios para o cliente”, avalia o gerente.

No momento, está sendo construída uma nova arquitetura de distribuição, mais segura, eficiente e interativa, na qual o fluxo de energia e de informações acontece em duas vias. Assim, além de consumir, os usuários também podem gerar e fornecer energia à rede. Essa dinâmica, viabilizada por sensores e sistemas digitais, possibilita uma operação mais estável, transparente e preparada para os desafios da transição energética.

Cemig ganha mais eficiência com medidores inteligentes

Segundo Alves, a automatização do serviço traz eficiência também para a Cemig. “O nosso trabalho fica mais preciso. Outro exemplo que posso citar é quando você tem um profissional que faz a leitura manual na unidade consumidora. Na medição, pode haver um erro de um número e a situação pode gerar um grande transtorno para o cliente. No caso da medição inteligente, é impossível que esse número venha incorreto, porque nós estamos falando de uma medição digital, entre o medidor e a central de medição na companhia”, explica.

A presença dos medidores inteligentes também representa um ganho real para a vida do consumidor, que passa a ter mais controle sobre seu uso de energia, evita surpresas na conta e tem mais previsibilidade no planejamento doméstico. Situações rotineiras como mudanças de imóvel, atraso de contas ou necessidade de religação ganham agilidade, sem burocracia e sem a espera por equipes técnicas — tudo resolvido com poucos cliques no celular.

“A medição inteligente traz para o cliente essa automação. Quando começamos a instalar esses medidores, percebemos, ouvindo os clientes que já tinham esse serviço, como era espantoso e até interessante, naquele momento que ele estava no aplicativo com o nosso atendente, a energia estava sendo religada. Isso traz uma satisfação bem interessante, pois trata-se de um serviço com maior prontidão para os nossos clientes”, reforça o gerente.

Embora o consumidor fique motivado a buscar esse novo serviço junto à companhia, as novas trocas de equipamentos obsoletos e ativações na Capital e RMBH seguirão o planejamento específico da Cemig.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas