Economia

Minas teve 68,5 mil tentativas de fraude em bancos e cartões em julho

Isso significa 92 casos de fraudes por hora no Estado, segundo dados do Serasa Experian
Minas teve 68,5 mil tentativas de fraude em bancos e cartões em julho
Em todo o Brasil ocorreram 785.289 casos contabilizados em julho de 2023 | Crédito: Adobe Stock

Em julho, foram identificadas 68.546 tentativas de golpe em bancos e cartões de crédito em Minas Gerais. O volume é 2,6% maior que o apurado no mês anterior. Isso significa 92 casos de fraudes por hora no Estado naquele mês. As informações são do Serasa Experian, divulgadas nesta segunda-feira (25).

O mesmo levantamento apurou que, em todo o País, ocorreram 785.289 casos no mesmo intervalo, o que representou um crescimento de 3,4% em relação ao mês de junho. Com esse resultado, Minas figurou como terceiro Estado com o maior volume de tentativas de fraude em bancos e cartões.

No período, o “Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian” monitorou um cenário em que ocorreram 3.631 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes no País. No caso de Minas, essa proporção foi de 3.339 tentativas em cada 1 milhão de habitantes.

São Paulo foi o estado líder em tentativas de golpe a bancos e cartões, em julho, com 225.720 casos. A título de comparação, a distância em números é grande em relação ao estado do Rio de Janeiro, que computou 75.258 casos. O estado que obteve o menor volume de tentativas foi Roraima, com 1.195 casos em julho.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Outros estados sentiram um aumento de tentativas de fraudes.

A análise apurou que ocorreu aumento de tentativas de fraudes em todas as Unidades da Federação, exceto no Rio Grande do Sul, que registrou queda de 0,8%. O Distrito Federal apresentou a maior variação, com aumento de 8% no número de ocorrências, saltando de 18.120 registros para 19.065. Isso representa aproximadamente 6.019 tentativas de fraude a cada 1 milhão de habitantes.

Embora os números de julho sejam maiores quando comparados a junho deste ano, o ápice das tentativas de golpe ocorreu em janeiro de 2023, quando foram contabilizadas 915.002 ocorrências no País. Já o segundo maior volume foi registrado em março, com 856.580 casos, seguido de maio, com 811.503 casos.

Segundo o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, o aumento das fraudes está relacionado ao crescente uso do cartão como meio de pagamento, tanto em compras presenciais como em transações on-line.

“Além de se tratar de um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, o uso do cartão em compras via e-commerces e marketplaces também facilita a atuação de criminosos. São operações, no entanto, que não necessitam de senha (modalidade conhecida como ‘cartão não-presente’)”, diz.

“O consumidor precisa ficar atento às dicas para se prevenir de golpes e é também papel das empresas investirem em soluções que validem, por meio de cruzamento de informações, se quem está usando o cartão é de fato quem se diz ser”, completa o especialista.

A Serasa também criou um “fraudômetro”, que calcula as tentativas de fraude desde o começo do ano. Até às 18h30 desta terça-feira, ele mostrava 7.094.193 casos em todo o País.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas