Economia

MG teve menos tentativas de fraudes no e-commerce no Natal

Levantamento que analisa as transações do varejo digital no Estado aponta ainda uma alta de 4,4% nas vendas de dezembro; leia mais!
MG teve menos tentativas de fraudes no e-commerce no Natal
Crédito: Adobe Stock

As vendas natalinas no comércio on-line em Minas Gerais registraram uma alta de 4,4% em 2022, quando comparadas ao Natal anterior. Mas não é somente o movimentado cenário de vendas que apresentou resultados favoráveis no ano passado. Durante o período, 11.544 fraudes foram identificadas e evitadas no e-commerce pelo Estado. O número representa uma queda de 15,2% frente ao mesmo período em 2021, quando foram apuradas 13.607 fraudes também evitadas pelas lojas.

De acordo com a ClearSale, empresa responsável pela pesquisa que utiliza a inteligência de dados no e-commerce, as tentativas de fraudes durante o Natal resultaria em R$ 11,3 milhões de prejuízo. O estudo mostra que, no caso do Natal de 2021, onde a tentativa de práticas fraudulentas foi maior, o prejuízo na época seria de R$ 13,3 milhões. Desta forma, a variação de valor em 2022 foi 14,9% menor.

Brasil tem queda nas tentativas de fraudes

Nacionalmente, as tentativas de fraudes no varejo digital também registraram queda no Natal. Em todo o Brasil, foram identificadas 92 milhões de tentativas, o que seria 22,8% menor do que no Natal de 2021. Já o valor das fraudes evitadas também está abaixo de 2021. O prejuízo somaria um montante na ordem de R$ 116,7 milhões, uma diminuição de 16%. Já os setores que mais apresentaram chances de golpes foram os de bebidas, automóveis e eletrônicos.

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“Notamos que as empresas têm se preparado cada vez mais para o aumento nas vendas em datas sazonais. A preparação ocorre por meio de aplicações de segurança e gestão de dados dos consumidores. São ações necessárias para garantir uma experiência reforçada”, explica o head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz. Para o executivo, a queda dos números mostra que o mercado on-line tem se empenhado para evitar prejuízos, apostando em soluções de proteção e também de conscientização dos consumidores.

Com evasão no e-commerce, tentativa de golpe pode migrar para outros mercados

Segundo Marcelo Queiroz, a queda expressiva de tentativas de fraudes tanto no País quanto em Minas Gerais pode originar uma nova tendência. “O Brasil é a seara da fraude e, infelizmente, registramos a cada dia diversas modalidades de golpes. O mercado financeiro vem sofrendo bastante com isso, principalmente por conta de novos métodos de fraude, como a mais recente de contas laranjas. A tendência é que os fraudadores passem a pulverizar as suas ações em diversos segmentos a fim de aumentar seus lucros”, conclui.

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