Economia

MinasCoop Energia se destaca em evento da ACI para cooperativas

A iniciativa, liderada pelo Sistema Ocemg, foi a única do Brasil presente na plenária de abertura do evento
MinasCoop Energia se destaca em evento da ACI para cooperativas
Foto: Sistema Ocemg / Divulgação

O programa MinasCoop Energia foi apresentado na plenária de abertura do lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas, realizado na última segunda-feira (25). O evento, que é anual e global, foi organizado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Nova Délhi, na Índia.

O Ano Internacional das Cooperativas um reconhecimento das Organizações das Nações Unidas (ONU) à  relevância do cooperativismo para a construção de um mundo melhor. O lançamento contou com a participação de aproximadamente 3 mil cooperativistas de diversos países. A iniciativa, liderada pelo Sistema Ocemg, foi o único case brasileiro presente na plenária de abertura do evento.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a oportunidade de poder apresentar o MinasCoop Energia em um evento global, que marca o lançamento do Ano Internacional das Cooperativas, é motivo de orgulho para todos os cooperativistas de Minas Gerais.

Este projeto deu o pontapé inicial para o processo da transição da matriz energética das coops mineiras que, com o apoio do Sistema Ocemg, estão investindo em fontes de energia limpa e renovável, como a energia fotovoltaica. O objetivo é contribuir ativamente para combater os impactos das mudanças climáticas que assolam o nosso planeta”, declara.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O MinasCoop Energia foi apresentado pelo superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages. O dirigente destaca as principais características que tornam essa iniciativa um exemplo de estratégia de governança. Ele também apresentou alguns casos de famílias que foram impactadas por este projeto na conferência da ACI.

“O programa é um exemplo perfeito de estratégia de governança que alia a eficiência energética — ao reduzir os custos das cooperativas — à preservação ambiental e ao impacto social na comunidade, gerando emprego e fortalecendo a responsabilidade social das cooperativas”, explica.

Confira o vídeo de apresentação do MinasCoop no evento

Sobre o MinasCoop Energia

O programa MinasCoop Energia foi criado em 2020 e já conta com a adesão de 41 cooperativas que construíram 82 usinas de energia fotovoltaica em 56 municípios mineiros. No total, essas usinas produzem o suficiente para suprir sua demanda energética e, parte dessa energia é doada para 63 instituições filantrópicas do Estado, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

Lages lembra que, no ano passado, a iniciativa doou o equivalente a R$ 2,6 milhões em energia para essas entidades. “Com isso, ajudamos a melhorar a vida de cerca de 4 milhões de pessoas que são atendidas por elas”, pontua.

O MinasCoop Energia também garante uma renda mensal fixa para dez famílias de pequenos produtores rurais, que arrendaram suas terras para a construção das usinas do programa e, com isso, tiveram suas vidas transformadas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas