Mineira Engetron expande operações e entra no mercado dos Estados Unidos
A Engetron, uma das maiores fabricantes de UPS Iot – Uninterruptible Power Supply com Internet das Coisas – ou seja, um nobreak que monitora e gerencia dados de energia, está ampliando seu campo de atuação para a Flórida, nos Estados Unidos (EUA). Com expectativa de dobrar a produção na fábrica de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a iniciativa integra o plano estratégico de crescimento global da empresa e marca sua entrada em um dos mercados mais exigentes do mundo.
Sem divulgar valores de investimentos, o diretor comercial da Engetron, Aluízio Ábdom, revela que além da nova unidade na Flórida, que oferecerá assistência técnica e suporte local, a Engetron também está expandindo suas operações em São Paulo. “É uma expansão de 20% da nossa capacidade de atendimento técnico, reforçando a estratégia de crescimento no mercado brasileiro e ampliando a capacidade de atendimento comercial e logístico”, conta.
Com a entrada no mercado norte-americano e a ampliação da unidade São Paulo, a expectativa é que a empresa trabalhe de forma mais ágil e com maior capacidade de atendimento. “Vamos dobrar a produção que temos hoje em Contagem (MG), reforçando significativamente nossa atuação global e garantindo maior agilidade no atendimento às demandas dos mercados norte-americano, latino-americano e brasileiro”, destaca Ábdom.
Os bons resultados da empresa contribuíram para a expansão. De acordo com o executivo, a expectativa é que em 2025, a Engetron alcance 22% de crescimento no faturamento. “Estamos nos consolidando como referência em UPS IoT e ampliando nosso portfólio. Além disso, estamos tendo uma alta na demanda em setores como Data Centers, industrial e hospitalar que têm contribuído com nossos resultados”, diz.
Para o executivo, o conjunto de funcionalidades desenvolvido pela empresa para os clientes terem visibilidade, inteligência operacional e alta confiabilidade, soluciona uma necessidade importante nas empresas que é a gestão de energia.
Ele amplia a capacidade energética das empresas clientes com segurança, o que é essencial para setores que exigem continuidade energética confiável, flexibilidade e resiliência. “A Engetron trabalha continuamente para desenvolver produtos inovadores. Em 2026, teremos novos lançamentos de módulos de UPS’s para 2026, incluindo soluções ainda mais compactas, eficientes e alinhadas às demandas de missões críticas”, destaca.
As missões críticas são os sistemas e os equipamentos elétricos cuja falha ou interrupção são inaceitáveis, pois comprometeriam gravemente operações vitais em setores como hospitais, data centers e indústrias. Esses setores exigem fontes de energia ininterruptas (UPS e geradores) e redundâncias para garantir continuidade, segurança e disponibilidade dos serviços essenciais.
Produtos – O portfólio inicial da Engetron para os Estados Unidos inclui os UPS’s trifásicos e monofásicos nas versões modular e monolítica; as soluções em Rack de TI em 42 Us e racks plug-in, reconhecidos no Brasil por sua confiabilidade e desempenho em aplicações de missão crítica.
Todos os UPS’s são conectados ao Engetron IoT, tecnologia exclusiva da empresa para monitoramento remoto dos dispositivos que, por meio de aplicativo próprio ou web, possibilita o acompanhamento em tempo real de diversos parâmetros, como potência, autonomia, alarmes e eventos registrados, além de contar com a geração de relatórios e configuração de ações de modo automático.
Ouça a rádio de Minas