Economia

Mineiros optam por celebrar Dia dos Namorados em casa, diz pesquisa

Levantamento da FCDL Minas mostra que 71,5% dos mineiros pretendem presentear na data, entretanto, mais da metade deles devem celebrar em casa
Mineiros optam por celebrar Dia dos Namorados em casa, diz pesquisa
58,3% dos casais pretendem celebrar em casa neste ano | Foto: Reprodução Adobe Stock

O Dia dos Namorados promete movimentar o comércio em Minas Gerais neste mês de junho. A data mais romântica do ano projeta levar 71,5% dos mineiros às compras, entretanto, o que chama atenção é que mais da metade deles (58,3%) pretendem celebrar em casa.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). O levantamento apurou ainda que 35,2% dos entrevistados devem optar por ir a bares ou restaurantes em Minas Gerais durante o Dia dos Namorados.

Para o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, as informações coletadas indicam uma mudança cultural e de hábito por parte dos consumidores. Segundo ele, além dos aspectos econômicos, a praticidade e variedade do delivery também podem ter influenciado na tomada de decisão dos casais de celebrarem nas residências.

Considerando as compras, a expectativa é otimista. “Em relação a 2023, houve um aumento de 12,2 pontos percentuais na intenção de compra para a data, o que evidencia que neste ano as vendas serão mais promissoras”, destaca o economista.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Indecisos, consumidores mineiros optam por lojas físicas

Outro dado relevante levantado pela pesquisa é o aumento na indecisão dos mineiros sobre o que comprar para presentear. Neste ano, 61,1% afirmaram que ainda não decidiram o presente, um aumento de 4,8% em relação a 2023 (56,3%). 

O tíquete médio, segundo o economista da FCDL Minas, será de R$ 214,25, um aumento de 15% em relação ao valor gasto no ano passado (R$ 182,11). “Isso mostra que 2024 traz mais oportunidades para o varejo, pois, com a devida preparação, pode-se maximizar os resultados”, pontua.

Em relação ao cenário econômico, 68,5% afirmam que os produtos estão pesando mais no bolso do consumidor em 2024.

“A pesquisa nos mostra que o cenário é de boas oportunidades para o varejo. Por isso, o lojista deve focar no atendimento customizado, nos preços promocionais e na variedade de produtos. Além de envolver o consumidor com a temática romântica, pois o encantamento agrega valor à experiência de consumo”, conclui Vinícius Silva.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas