Mineiros estão menos endividados, diz CDL

Os belo-horizontinos estão menos endividados. Em fevereiro houve redução de 0,23% no número de pessoas físicas inadimplentes, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. As informações foram divulgadas ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Para o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, essa queda reflete a continuidade da melhora do cenário econômico.
“A inflação controlada e os juros mais baixos favorecem para que os consumidores tenham mais renda disponível. Eles estão conseguindo realizar o pagamento de suas dívidas e, em um segundo momento, passaram a contar com recursos disponíveis para consumir”, explica.
Na base de comparação mensal (Fev.19/Jan.19) também houve recuo da inadimplência, com diminuição de 0,38% no número de pessoas endividadas.
O montante de endividados, na faixa etária acima de 65 anos, foi o que mais cresceu (+17,58%) em fevereiro.
“As pessoas nesta faixa etária são as responsáveis financeiras pelas famílias, e sentem mais no bolso os reflexos do alto custo de vida. Muitos, inclusive, vivem apenas com a renda da aposentadoria”, esclarece o presidente da CDL/BH.
Além disso houve redução de 13,88% nos rendimentos reais dos idosos, passando de R$ 3.832 no quarto trimestre de 2017 para R$ 3.300 no mesmo intervalo do ano passado, conforme o IBGE. Isto justifica o maior endividamento nesta faixa etária.
Na variação por gênero, a inadimplência está caindo para homens e mulheres, mas a queda para o público feminino vem ocorrendo em menor intensidade (-0,55%) que a do público masculino (-1,65%).
Número de dívidas – De acordo com o Indicador de Dívidas em Atraso, em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Fev.19/Fev.18) houve redução de 4,15% no número de débitos vencidos.
“As pessoas vêm priorizando o pagamento de suas dívidas, mesmo que ainda não seja possível quitar todas”, comenta Silva. Na comparação mensal, houve redução de 0,73%.
A maioria das dívidas (+13,69%) está entre as pessoas com mais de 65 anos.
Ouça a rádio de Minas