Economia

Metade dos mineiros pretende usar inteligência artificial para comparar preços na Black Friday

Levantamento do Mercado Pago e Mercado Livre mostra que 49% dos consumidores em Minas devem recorrer à IA; cupons e parcelamentos seguem em alta
Metade dos mineiros pretende usar inteligência artificial para comparar preços na Black Friday
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Um levantamento do Mercado Pago e do Mercado Livre revela que 49% dos consumidores mineiros pretendem recorrer à inteligência artificial (IA) para comparar preços na Black Friday deste ano. Os dados fazem parte do estudo “Panorama de Consumo”, que entrevistou mais de 3,5 mil pessoas em Minas Gerais entre os dias 14 e 20 de outubro.

Ainda segundo o levantamento, 46% dos mineiros já organizaram suas finanças e planejam gastar mais em 2025. Os produtos mais buscados para o período são eletrodomésticos (45%), itens de moda (36%) e eletrônicos e celulares (34%).

Outro fator que deve influenciar as decisões de compra é o uso de cupons: 77% dos entrevistados afirmaram que o desconto é decisivo ou muito importante no momento da compra.

O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido para a data, com 44% das intenções de uso, seguido pelo Pix (28%). Além disso, 75% dos consumidores pretendem parcelar as compras: 70% devem dividir os gastos em até seis vezes, 24% em até 12 parcelas e 6% em mais de 12.

Para o período promocional, o Mercado Pago informou que oferecerá condições especiais aos consumidores que comprarem no marketplace do Mercado Livre. Entre os benefícios estão parcelamento em até 21 vezes no cartão de crédito e cashback em Méli Dólar para assinantes do programa Meli+.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas