Produção de minério de ferro da Vale em Minas Gerais recua 5%

A Vale produziu, no terceiro trimestre deste ano, 38,05 milhões de toneladas de minério de ferro em Minas Gerais. O montante equivale à redução de 5% em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2022, quando foram produzidos 40,05 milhões de toneladas, e queda de 1,4% em comparação ao segundo trimestre do exercício passado, momento em que a produção atingiu 38,59 milhões de toneladas.
Somente no Sistema Sudeste, que compreende os complexos de Itabira, Minas Centrais e Mariana, a companhia fabricou 20,35 milhões de toneladas entre julho e setembro de 2023. Esse valor representa recuo de 6,6% frente ao mesmo período de 2022 (21,78 milhões de toneladas) e alta de 3,2%, ante os três meses anteriores (19,73 milhões de toneladas).
No balanço, a Vale afirmou que o mix de produtos desse sistema melhorou após a entrada em operação da barragem Torto e o desempenho avançou 0,6 Mt a/a, impulsionado pelo aumento de compras de terceiros. Também disse que o comissionamento da estrutura de Brucutu, foi concluído, aumentando o fornecimento de pellet feed e substituindo produtos com alto teor de sílica. “Espera-se que o benefício total seja capturado a partir do quarto trimestre”, ressaltou.
Já no Sistema Sul, que inclui os complexos de Paraopeba e Vargem Grande, a Vale produziu 17,70 milhões de toneladas no terceiro trimestre do corrente ano. O montante significa alta de 5,4% no confronto com igual intervalo do ano anterior (16,79 milhões de toneladas) e retração de 12,9% em relação ao período de abril a junho (20,32 milhões de toneladas).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No relatório, a mineradora informou ainda que a produção do referido sistema diminuiu 2,6 Mt a/a, principalmente devido à menor fabricação de run-of-mine – minério bruto, sem tratamento. Também foi resultado, segundo a empresa, das vendas do complexo Paraopeba e da parada temporária das operações na mina de Viga, em função de uma manutenção pontual do rejeitoduto.
Fabricação total do insumo siderúrgico cai 3,9%
Quanto a performance geral da empresa nos meses de julho a setembro de 2023, a produção de minério de ferro total foi 86,24 milhões de toneladas, incluindo compra de terceiros, run-of-mine e feed para usinas de pelotização. Esse montante representa queda de 3,9% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado (86,28 milhões de toneladas) e crescimento de 9,5% no confronto com o segundo trimestre deste ano (78,74 milhões de toneladas).
Segundo a Vale, a produção do insumo siderúrgico diminuiu 4% a/a, principalmente, em virtude da menor fabricação de minério bruto, sem tratamento, no complexo de Paraopeba e do volume produzido no complexo Serra Norte, que compõe o Sistema Norte com o Serra Leste e o S11D. Enquanto isso, o Sistema apresentou recuo de 1,5 Mt a/a devido a uma falha pontual no sistema de correia transportadora no S11D em agosto, com um impacto de cerca de 2 Mt.
Vendas de finos de minério de ferro sobem 6,6%
Enquanto os resultados relacionados à produção não foram positivos, a comercialização de finos de minério de ferro subiu no terceiro trimestre deste ano com as condições favoráveis do mercado.
Conforme o balanço operacional da Vale, foram vendidos 69,71 milhões de toneladas do produto, alta de 6,6% frente ao mesmo período do ano passado (65,38 milhões de toneladas) e 10,1% em relação ao segundo trimestre de 2023 (63,32 milhões de toneladas).
Ouça a rádio de Minas