Economia

Missão empresarial leva grupo de Juiz de Fora à China

Principal objetivo é estreitar as relações com o país e buscar a formalização do termo de cidade-irmã com Yueyang, na província de Hunan
Missão empresarial leva grupo de Juiz de Fora à China
Comitiva juiz-forana cumprirá agenda em três cidades chinesas | Foto: Reprodução Adobe Stock

Com o propósito de impulsionar a internacionalização da economia local, a Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, organiza uma missão empresarial à China. O principal objetivo é estreitar as relações com o país e dar o primeiro passo para a formalização do termo de cidade-irmã com Yueyang, na província de Hunan.

Yueyang é uma cidade com mais de dois mil anos de história, localizada na província de Hunan, às margens do rio Yangtzé. É o principal porto fluvial da China e um importante polo econômico, com destaque para a indústria petroquímica. A cidade abriga uma unidade da Sinopec, a maior empresa de petróleo e gás do país, além de contar com infraestrutura moderna e posição estratégica que impulsionam seu desenvolvimento industrial e comercial.

Essa aproximação é resultado direto da visita do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, que esteve em Juiz de Fora no início de outubro, apresentando oportunidades de cooperação entre os dois países. Tang tem sido o principal articulador e responsável por aproximar as partes.

A prefeita Margarida Salomão destacou que a missão consolida um movimento estratégico de aproximação com um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. “Nosso propósito é abrir possibilidades de colaboração e fortalecer os contatos empresariais, culturais e institucionais da cidade com a China”, afirmou. Segundo ela, as características de Yueyang se conectam de forma muito positiva com o perfil de Juiz de Fora e, por isso, estão “muito esperançosos de que setores como biotecnologia, eletrônica, novas energias, logística e produção de veículos se beneficiem com essa aproximação”.

A missão também abre caminho para uma visita futura de empresários de Yueyang a Juiz de Fora, consolidando o relacionamento iniciado entre as duas cidades.

A comitiva, composta por 20 participantes, entre representantes do poder público e empresários juiz-foranos, embarca no próximo dia 13 e tem o retorno previsto para o dia 23. Entre os integrantes está o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), Aloísio Vasconcelos, que também representará a Federaminas, onde atua como vice-presidente.

Segundo o presidente da ACEJF, Aloísio Vasconcelos, a iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora representa um passo importante para o fortalecimento da economia da cidade. “Essa foi uma importante iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora que certamente irá atrair novos investimentos internacionais e trará amplos benefícios a toda a nossa região. Precisamos vender Juiz de Fora para o mundo. Temos uma logística privilegiada, com rodovias, ferrovias, aeroportos, porto-seco, gás canalizado, entre outros. Somos também referência em saúde e educação. Estamos convictos de que essa missão contribuirá fortemente com a transferência binacional de tecnologia e conhecimento”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado, reforçou o caráter estratégico dessa parceria. “A condição de cidade-irmã abre a possibilidade de um intercâmbio mais permanente, econômico, acadêmico e cultural. É um passo simbólico e material muito importante, que projeta Juiz de Fora no cenário internacional e amplia as oportunidades de investimento e inovação”, destacou.

Durante a viagem, a comitiva juiz-forana cumprirá uma agenda estratégica em três cidades chinesas. No dia 15 de outubro, o grupo estará em Yueyang, onde serão iniciadas as tratativas para a assinatura do acordo de cidade-irmã, além de reuniões com empresários da província de Hunan.

Entre os dias 17 e 20 de outubro, os empresários participarão da Feira de Cantão, considerada o principal ponto de encontro de exportadores e importadores da China.

Já no dia 21 de outubro, a delegação seguirá para Pequim, onde terá uma agenda institucional com a ApexBrasil e visitará o Parque Tecnológico da capital chinesa, referência em inovação e desenvolvimento de startups.

O presidente da ACEJF também compartilhou uma experiência pessoal: “quando fui à China pela primeira vez, há 22 anos, voltei com a cabeça totalmente diferente. A partir dessa experiência, minhas empresas, Multitel e Keytel, foram pioneiras na comercialização de telex, fax e centrais digitais, e posteriormente na telefonia celular em Juiz de Fora e toda a Zona da Mata.”

A ação integra o trabalho da Câmara Intersecretarial de Relações Internacionais, criada pela Prefeitura para fortalecer o relacionamento de Juiz de Fora com o cenário global e fomentar novas oportunidades de cooperação.

Feira de Cantão

Oficialmente chamada de China Import and Export Fair, a Feira de Cantão é realizada desde 1957, na cidade de Guangzhou, e reúne milhares de expositores e compradores de todo o mundo. O evento é considerado uma das principais portas de entrada para negócios internacionais com a China.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas