Montes Claros terá Anel Rodoviário

A Prefeitura Municipal de Montes Claros concluiu, nesta semana, a liberação da licença ambiental do Anel Rodoviário Norte. O passo é importante para que a ECO 135, empresa responsável pela administração da rodovia, e a Procuradoria do município possam estabelecer as compensações que serão necessárias para o início das obras.
Essa não é, no entanto, a única intervenção na malha rodoviária que está em curso ou em projeto. O município deve receber, até o final de 2025, investimentos da ordem de R$ 200 milhões para melhorias na mobilidade e infraestrutura da região.
Conforme conta o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, serão cerca de 27 quilômetros em intervenções em diferentes etapas e trechos das rodovias que passam pelo território. Somente as obras do Anel Rodoviário Norte preveem a construção de 3,7 quilômetros de estradas e a recuperação de outros 9,9 quilômetros. O Anel compreenderá desde o entroncamento da BR-135 com a BR-251, no trevo de Bocaiúva, ao entroncamento da MG-308, saída para Francisco Sá, com a LMG 653 (Estrada da Produção).
A obra do Anel Rodoviário Norte ainda não teve início. O vice-prefeito acredita que o início da execução será em meados de 2023 e deve ficar pronta entre o final de 2025 e 2026. Além da obra que recentemente avançou no licenciamento ambiental, já estão em andamento obras nos trechos leste e sul do Anel, que envolvem a recuperação de trechos e pistas principais e a construção de pista e um elevado na chegada de Belo Horizonte para dar mais segurança e interligar os demais trechos das rodovias.
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Ainda de acordo com o vice-prefeito de Montes Claros, os recursos para as obras serão provenientes do governo do Estado, que terá como parceira a ECO 135 para a realização das mesmas. Ele estima que 120 empregos diretos serão gerados na construção civil pesada, mas aponta que a mão de obra indireta envolve a mineração e outros segmentos que atende às construções. Mas o benefício maior, segundo ele, é a segurança das pessoas.
“Existe um trânsito pesado que atravessa hoje o centro e nós precisamos preservar vidas. Montes Claros tem um movimento enorme e várias indústrias chegando, mas temos um grande problema que é a mobilidade urbana. Essas obras nos ajudarão a melhorar tanto a mobilidade quanto a poluição do ar. A Prefeitura vem recuperando o pavimento interno e recentemente já tivemos que mexer em mais de 60 quilômetros, justamente pelo excesso de caminhões que passa e danifica”, aponta Guilherme Guimarães.
Importância da região
Para o vice-prefeito, outra função que será cumprida com o andamento das obras diz respeito à importância da região para a ligação de Minas Gerais, do Sudeste e do Sul do País ao Nordeste. Com a saída do projeto do papel e a possibilidade de conclusão até 2025, Guimarães acredita que Montes Claros será uma grande articuladora da logística do País.
Provias: cinco intervenções são autorizadas pelo governo
Cinco novas ordens de início para obras incluídas no Provias, foram emitidas na terça-feira (10).
As autorizações foram assinadas pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato e pelo diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Robson Santana, e determinam a execução de obras em diversas regiões de Minas. Com isso, as empresas já podem começar a mobilização de operários e máquinas.
As ações de recuperação funcional estão previstas na MG-338, entre Ibertioga e o distrito de Campolide, na região das Vertentes; na LMG-633, entre o trevo para a MG-401 até o distrito de Mocambinho, na região Norte de Minas.
A Zona da Mata foi contemplada com mais dois trechos: o primeiro na MGC-482, entre o entroncamento da MG-111, próximo à Carangola até Fervedouro e o outro na rodovia MG-111, trecho Manhumirim até o entroncamento com a BR-482, sentido Espera Feliz.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte também vai receber melhorias com as obras na MGC-262, trecho ponte sobre o Rio das Velhas até o entroncamento para a Avenida José Cândido da Silveira.
As cinco obras listadas representam um total de mais de 137 quilômetros a serem recuperados e se somam a outras 37 já em andamento, incluídas no pacote do Provias.
Além das cinco autorizações emitidas para o Provias, o governo determinou o início das obras de estabilização de talude de aterro no Km 33 e contenção e desvio de eixo em um bueiro no Km 15 da MG-030, no trecho que liga Belo Horizonte a Nova Lima, como parte do programa Recupera Minas.
Além disso, também foi dada a ordem de início da complementação da construção de ponte sobre o rio Uberabinha, com investimento de R$ 4,5 milhões. A ponte faz parte do trecho que também vai ser concluído do contorno Sul de Uberlândia. (Agência Minas)
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