Movimentação no BH Airport sobe 7,8% e atinge 13,3 milhões de passageiros em 2025
A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) foi de 13,3 milhões ao longo de 2025. Esse volume representa um crescimento de 7,8% frente ao registrado no ano anterior (12,3 milhões) e um avanço de 19,2% na comparação com o período pré-pandemia de Covid-19.
Além disso, a expectativa para janeiro deste ano é que mais de 1 milhão de passageiros circulem pelo terminal localizado na cidade de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Isso representa um aumento de 8,5% na movimentação em relação ao mesmo mês do ano passado.
Para atender a essa demanda na alta temporada, as companhias aéreas programaram 767 voos extras, ampliando a oferta de assentos em rotas nacionais. Entre os principais destinos, os destaques são Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Seguro (BA), que lideram o ranking dos mais procurados. Em seguida, aparecem:
- Maceió (AL);
- Vitória (ES);
- Rio de Janeiro (RJ);
- João Pessoa (PB);
- Fortaleza (CE);
- Cruz (CE);
- Porto Alegre (RS).
O diretor de operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes, destaca que a movimentação de passageiros no aeroporto mineiro cresce acima da média nacional, o que reforça o papel do terminal como hub de conexões. Ele ainda menciona a atuação estratégica para impulsionar o turismo e os negócios, além da contribuição para a geração de valor em toda a cadeia produtiva.
“Os recordes operacionais demonstram nossa relevância como vetor de desenvolvimento econômico, ampliando a conectividade de Minas com os principais mercados do país e do mundo”, diz.
Pontualidade

De acordo com o relatório OTP Report, publicado pela Cirium, o BH Airport é o décimo aeroporto mais pontual do mundo. O terminal mineiro alcançou 83,57% de pontualidade nas decolagens, em um total de 113.857 voos, na categoria aeroportos de média escala, que considera volume anual de 15 a 25 milhões de passageiros.
Côrtes celebra o reconhecimento e destaca que esse ranking é uma referência global, baseado em critérios técnicos e rigorosos de análise de dados de voos. “Comemoramos o nosso resultado, com a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma.
O diretor ainda afirma que a operação segue evoluindo, com foco em proporcionar a melhor experiência ao passageiro. O objetivo, segundo ele, é garantir eficiência operacional e trazer soluções inovadoras, em sinergia com as companhias aéreas que atuam no aeroporto.
Ouça a rádio de Minas