Economia

Movimentação nos portos brasileiros bate recorde

Entre janeiro e maio, os terminais movimentaram 532 milhões de toneladas em cargas
Movimentação nos portos brasileiros bate recorde
Em maio, foram registradas 118,4 milhões de toneladas movimentadas nos portos brasileiros, o maior volume da história para o mês e 7% superior ao de 2024 | Foto: Fábio Scremin / Appa

Brasília – O volume de carga movimentada pelos portos brasileiros nos cinco primeiros meses do ano é o maior já registrado na história. Dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apontam que a movimentação de cargas entre janeiro e maio foi de 532 milhões de toneladas — número 0,8% superior ao registrado no mesmo período de 2024, até então o maior volume da série histórica.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, atribui os resultados ao trabalho desenvolvido pelo governo federal.

“O crescimento da movimentação nos portos é reflexo das políticas públicas e do crescimento da economia. Temos adotado medidas para ampliar ainda mais a capacidade de nossos portos e descentralizar a movimentação, promovendo o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do País”, afirmou o ministro.

Para o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o avanço também está relacionado ao aumento da produção agropecuária no período.

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“O forte da safra agrícola ocorre no segundo semestre, mas desde o ano passado temos percebido um crescimento da carga no início do ano”, disse o secretário.

Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho
Costa Filho destaca medidas para ampliar a capacidade dos portos | Foto: Vosmar Rosa / MPor

De acordo com os dados da Antaq, houve recorde de movimentação de carga pelo terceiro mês consecutivo. Em maio, foram registradas 118,4 milhões de toneladas — o maior volume da história para o mês e 7% superior ao de 2024. Entre os portos públicos, o destaque foi o Porto de Rio Grande (RS), com aumento de 47% no volume de carga. O crescimento reflete a retomada das operações, reduzidas no ano passado em razão das enchentes que impactaram o Estado em maio de 2024.

Outro ponto que chama a atenção no Estatístico Aquaviário da Antaq é o consistente aumento do transporte de contêineres pelos portos brasileiros. Ao longo de todo o ano de 2024, a carga conteinerizada superou em 20% a movimentação do ano anterior. Os números dos cinco primeiros meses de 2025 já são 7% superiores aos do mesmo período de 2024.

Leilões e investimentos

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, os recordes na movimentação de carga vêm acompanhados de medidas para ampliar a capacidade dos portos brasileiros. Está previsto ainda para este ano o leilão do terminal de contêineres do Porto de Santos — Tecon Santos 10 — que deverá ampliar em 50% a capacidade do maior porto do País.

Em setembro, será realizado o leilão para concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, em modelo inédito no País. A mesma medida está prevista para outros quatro portos — Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande —, o que deve aumentar a eficiência na movimentação de navios e cargas, permitindo inclusive a atracação de embarcações de maior porte.

“Desde o início de 2023, realizamos 22 leilões portuários, levando investimentos privados — R$ 12 bilhões — para toda a costa brasileira. Até 2026, serão 60 leilões, com investimentos totais de R$ 30 bilhões. Isso é cinco vezes mais do que foi investido desde a mudança na Lei dos Portos, em 2015, até 2022. Em termos de número de leilões, o aumento é de 40%. Isso mostra a importância que o governo Lula dá ao setor, pois amplia nossa capacidade de movimentação, gera emprego e renda não só nos arredores dos portos, mas em um raio de influência muito maior”, avaliou Costa Filho. (Agência Gov)

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