Micro e pequenas empresas geraram 79% dos empregos do Estado em agosto

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), tendo como referência os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foi registrado saldo de 11.996 vagas de empregos geradas por micro e pequenas empresas (MPEs) em Minas Gerais no mês de agosto.
O resultado indica 79% do total dos postos de trabalho criados em Minas Gerais no período. Ainda em agosto, os médios e grandes empreendimentos geraram saldo de 3.182 vagas. O Estado atingiu a terceira posição com maior saldo de empregabilidade nas MPEs.
Entretanto, foi registrada uma diminuição de 18,64% na diferença de contratados e demitidos, com contratações criadas pelo mesmo segmento em relação ao mês de julho de 2023, e 50% quando comparado a agosto do ano passado.
Dentre os municípios analisados, Belo Horizonte teve o melhor saldo, com resultado de criação de cerca de 3.310 empregos. O menor resultado foi registrado em Ipatinga (Vale do Aço), com menos 827 postos de trabalho criados.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O setor de Serviços foi responsável pela maior parte das contratações em agosto, com resultado positivo de 8.728 vagas, em segundo lugar, o setor de Comércio gerou 3.877 admissões, e em terceiro, a área da Indústria da Transformação, com saldo de 2.849.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza Silva, o Estado vem apresentando aumento constante na contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “O setor de Serviços é um dos que tem contribuído nessa expansão, impulsionando a geração de empregos no estado”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas”, afirma.
A maior taxa de aumento ficou com a indústria extrativa mineral, registrando crescimento de 104,85% na quantidade de vagas. Já o setor do agronegócio, ficou com o menor resultado na taxa de empregabilidade nas MPEs no mês de agosto, com saldo considerado negativo em -5.846 vagas. Também houve redução de 484,98% no quantitativo de postos de trabalho no setor.
Resultado total do Caged em Minas Gerais
O Estado gerou 15.237 empregos no mês de agosto, mantendo saldo positivo pelo sétimo mês seguido. De acordo com o Caged, Minas Gerais se tornou o quarto maior gerador de empregos em agosto.
No Sudeste, São Paulo ficou à frente de Minas com resultado positivo de 65.462 postos de trabalho e o Rio de Janeiro com 18.992 vagas. Já o resultado total no território brasileiro, foi de 220.844 empregos gerados.
*estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas