Pequenos negócios respondem pela maioria dos novos empregos do País em outubro

As micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis pela criação de mais de 76% (101.151) dos empregos no Brasil em outubro, de um total de 132.714 novos postos de trabalho. O resultado é superior ao dobro da quantidade para as médias e grandes empresas (38.673).
É o que revela um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir de dados do recente levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De janeiro a outubro, os pequenos negócios registraram 1.336.822 novos postos de trabalho.
Veja quais foram os setores que mais geraram empregos entre as MPEs
- Serviços com 42.134 novos empregos
- Comércio com 35.493 novos empregos
- Indústria da transformação com 14.708 novos empregos
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o cenário atual é positivo para a empregabilidade brasileira.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Esses números são reflexo direto da política econômica promovida pelo presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin, que colocou a população de volta no Orçamento, incentivando os pequenos negócios com medidas de incentivo, como o Acredita, que facilita o acesso desses empresários a crédito, gerando mais empregos e renda”.
Em relação à desocupação, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), de agosto a outubro deste ano, foi registrada a menor taxa de desemprego da série histórica, com resultado de 6,2%.
O montante representa a menor quantidade de pessoas desempregadas ao longo de dez anos, ou seja, 6,8 milhões, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ouça a rádio de Minas