Economia

MPEs respondem por 67% de vagas geradas

MPEs respondem por 67% de vagas geradas
Pesquisa mostra que as micro e pequenas empresas recuperaram fôlego e buscaram mais crédito em agosto | Crédito: Nacho Doce/Reuters

Pesquisa divulgada ontem pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais (Sebrae Minas) mostra que, em agosto, o segmento criou 29 mil vagas de trabalho no Estado, um aumento de 6,8% em relação a julho. No acumulado de janeiro a agosto, foram 66 mil vagas.

É o quarto mês consecutivo de aumento no saldo de empregos nas MPEs, que geraram duas vezes mais vagas do que as médias e grandes empresas no mês de agosto. O levantamento foi feito pelo Sebrae Minas com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

De acordo com a analista da unidade de inteligência do Sebrae Minas Gabriela Martinez, o que impulsionou os números positivos foram a ampliação da vacinação e a retomada da economia no País.

“Esses resultados são das vagas perdidas devido à pandemia no ano passado, porque as micro e pequenas empresas foram as que mais sentiram os impactos da crise sanitária e, agora, são as primeiras a contratar. Além disso, estão respondendo ao avanço da economia, que, neste momento, responde positivamente a esse processo de ampliação da vacina”, explica.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O levantamento aponta a diferença entre o número de admissões e demissões. Em agosto, as MPEs foram responsáveis por 67% do saldo de vagas criadas em Minas Gerais. O setor de Serviços impulsionou a geração de empregos no segmento em agosto: foram 13,2 mil vagas, 45% do saldo das MPEs naquele mês.

“Esse é o setor mais dinâmico e que tem mais oportunidades para o preenchimento das vagas”, esclarece. Os segmentos mais procurados foram: comércio (42 mil vagas), indústria (37 mil vagas), construção civil (26 mil vagas), agropecuária (6 mil vagas).

Em relação a julho, o saldo de vagas em Serviços cresceu quase 40%, o que vai ao encontro do índice de confiança dos empresários do setor em agosto. “Serviços foi o segundo setor que mais cresceu em confiança naquele mês, segundo a pesquisa, variando cinco pontos em relação a julho”, ressalta Gabriela Martinez.

Mulheres

O levantamento aponta ainda o aumento da participação das mulheres no saldo de empregos das MPEs. Elas ocuparam cerca de 47% das vagas geradas pelo segmento em agosto, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a julho.

“Como a alta está relacionada ao setor de Serviços, as mulheres estão ocupando mais espaço. Para se ter uma ideia, elas já ocupam de janeiro a agosto 67 mil vagas”, diz a analista da unidade de inteligência do Sebrae Minas.

A pesquisa também mostra que jovens entre 18 e 24 anos continuam liderando a ocupação de postos de trabalho nas MPEs mineiras, respondendo por mais de 13 mil vagas em agosto, o equivalente a 44% do saldo total. Na sequência ficaram os adultos entre 25 e 39 anos (8,9 mil) e os de 49 a 59 anos (4,8 mil).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas