Economia

MRV&Co bate o recorde de lançamentos e vendas em 2021

MRV&Co bate o recorde de lançamentos e vendas em 2021
A MRV somou R$ 6,2 bilhões em lançamentos e R$ 5,7 bilhões em vendas de janeiro a setembro | FOTO: MARCUS DESIMONI / NITRO

A belo-horizontina MRV Engenharia Participações S/A encerrou o terceiro trimestre de 2021 com recorde histórico de unidades produzidas em um trimestre e o maior volume de lançamentos e vendas nos primeiros nove meses da história da companhia, de acordo com a prévia operacional dos resultados.

O grupo, agora representado pela marca MRV&Coque engloba as empresas MRV, Urba, Luggo, AHS e Sensia, também registrou R$ 6,2 bilhões em lançamentos e R$ 5,7 bilhões em vendas no acumulado de janeiro a setembro deste exercício.

De acordo com o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da MRV, Ricardo Paixão, o último trimestre foi marcado pela continuidade da evolução MRV&Co em todos os negócios da companhia. Segundo ele, a diversificação de produtos, mercados de atuação e fontes de funding da plataforma permite adaptar a estratégia de atuação conforme o contexto do mercado.

“A companhia pode, por exemplo, ser mais seletiva nos lançamentos do trimestre e aguardar o anúncio das alterações do programa Casa Verde e Amarela para lançar determinados produtos. Agora, com os parâmetros definidos, voltamos a acelerar essas iniciativas no quarto trimestre. Essa maior capilaridade nos dá maior flexibilidade em todos os segmentos”, afirma.

De toda maneira, ele ressalta que o volume de lançamentos do grupo manteve a trajetória de crescimento graças aos empreendimentos lançados pela Sensia, Urba e Luggo no período. Já as vendas da MRV&Co permaneceram em patamares elevados, em linha com os últimos trimestres, graças às vendas da AHS, nos Estados Unidos.

Inclusive, a implementação da plataforma MRV&Co permitiu à companhia alcançar, no período de julho a setembro, seu recorde histórico de vendas acumuladas nos últimos doze meses (Vendas Líquidas LTM), totalizando R$ 7,7 bilhões, sendo que 39% dessas vendas foram fora do programa Casa Verde e Amarela – o que confirma o desempenho da estratégia de diversificação da empresa.

“A MRV, durante um bom período, esteve estrategicamente posicionada no segmento habitacional, com financiamento pelo FGTS. Há uns três anos partimos para uma estratégia de diversificação do funding em vistas de nos tornarmos uma empresa mais robusta. Foi então que começaram a ser estruturados novos negócios, novas praças e trimestre após trimestre temos conseguido observar os efeitos nos resultados”, explica.

A meta é chegar em 2025 com a divisão equilibrada e as vendas dentro e fora do programa representarem 50% cada.

Destaques

Alguns destaques justificam o desempenho global do grupo. A exemplo do lançamento do segundo empreendimento da Sensia, o Horizontes do Atlântico, em Maceió (Alagoas) totalizou 240 unidades e R$ 101 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV). Isso elevou o resultado geral da MRV&Co, que encerrou setembro com 32.171 unidades lançadas.

Além disso, com o início das negociações de oito empreendimentos da Luggo, foram lançados um total de 1.647 unidades, que totalizam R$ 390 milhões em VGV. Já a Urba lançou mais um empreendimento no estado de São Paulo, com um VGV total de R$ 44 milhões (MRV) e 219 unidades.

Em termos de vendas, ao todo o VGV do grupo chegou a R$ 2,014 bilhões no trimestre e R$ 5,698 bilhões nos nove meses do ano. As unidades somaram 8.455 de julho a setembro e 28.610 em 2021 até o nono mês.

Por fim, a companhia destaca que no período adotou uma estratégia mais agressiva de aumento de preços, com o objetivo de repassar parte da inflação nos custos de materiais observada ao longo dos últimos trimestres, bem como testar a demanda em suas diversas praças de atuação e linhas de produtos.

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