Economia

MSD Saúde Animal vende fábrica em Montes Claros para a União Química

A fábrica produzia vacinas bacterianas e virais e medicamentos injetáveis para pecuária
Atualizado em 7 de agosto de 2025 • 20:08
MSD Saúde Animal vende fábrica em Montes Claros para a União Química
Foto: Divulgação MSD

A MSD Saúde Animal fechou um acordo com a União Química Farmacêutica para venda da fábrica que fechou no ano passado em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. A conclusão da transação está prevista para o final deste ano, após as aprovações regulatórias, conforme nota enviada pela empresa ao Diário do Comércio.

Sem dar detalhes, a MSD Saúde Animal afirmou que depois de encerrar as atividades da planta, “recebeu um grande interesse por parte de potenciais compradores”. E ressaltou que continua focada “em garantir uma desativação e transferência de operações tranquila”.

Ainda não está claro o que será feito na unidade pela União Química. A fábrica em Montes Claros produzia vacinas bacterianas e virais e medicamentos injetáveis para pecuária. A farmacêutica tem uma divisão de negócios voltada para a saúde animal, a Agener União, que, inclusive, firmou, em fevereiro, parceria com a MSD Saúde Animal para distribuição global exclusiva de um produto capaz de aumentar a produção de leite em gado.

Vale dizer que, com a aquisição, a União Química passará a ter dez unidades no Brasil, além de uma nos Estados Unidos. Em Minas Gerais, a farmacêutica tem uma planta industrial e um centro de distribuição na cidade de Pouso Alegre, na região Sul do Estado.

Procurada pela reportagem, a União Química não retornou até a publicação da matéria. O espaço segue aberto, e assim que houver posicionamento, será acrescentado.

Município comemora o acordo que pode trazer uma nova empresa para a cidade

O acordo entre a MSD Saúde Animal e a União Química foi comemorado pelo diretor de Aceleração Econômica da Secretaria de Aceleração Econômica de Montes Claros, Edilson Torquato. Conforme ele, a prefeitura do município está de “braços abertos” para receber os próximos proprietários da fábrica e é certo que eles “vão se dar muito bem” na cidade.

Segundo Torquato, Montes Claros está se consolidando como um dos maiores polos farmacêuticos do País. Além da provável chegada da União Química, Montes Claros abriga, entre outras indústrias do setor, a Novo Nordisk, Hipolabor, Cristália e Eurofarma.

“Enquanto tem municípios do Brasil em crise por falta de recursos do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e queda de arrecadação, não temos esse problema. Graças a Deus, todo dia aparece uma empresa nova, principalmente, do ramo de fármacos”, destacou.

Montes Claros não sentiu efeitos do fechamento da planta

Conforme o diretor de Aceleração Econômica, Montes Claros não sentiu os efeitos do fechamento da unidade vendida pela MSD Saúde Animal para a União Química. Em abril de 2024, quando a empresa anunciou que fecharia a operação até o final do mesmo ano, havia uma preocupação com a perda de empregos e com a queda de arrecadação do município com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Torquato disse que procurou a MSD Saúde Animal, à época do comunicado sobre o encerramento das atividades. A empresa o informou sobre um plano para que os funcionários não ficassem “na mão”, algo que parece ter sido cumprido, uma vez que ele não recebeu nenhum tipo de manifestação de insatisfação dos colaboradores. A planta era responsável por empregar aproximadamente 450 pessoas.

Outro ponto é que se previa um impacto significativo na economia local, com a perda estimada de R$ 2,5 milhões em arrecadação de ICMS. Ele não soube dizer o valor exato que a prefeitura deixou de arrecadar, mas ressaltou que o impacto não foi grande, já que o próprio município não se manifestou a respeito e outras empresas chegaram à cidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas