Economia

Mubius WomenTech atinge a marca de 5 startups apoiadas

Primeira venture builder do tipo no Brasil completa um ano de operação
Mubius WomenTech atinge a marca de 5 startups apoiadas
Carolina Gilberti: preocupação com a formação de lideranças | Crédito: Arquivo Pessoal

Ao completar um ano, Mubius WomenTech Ventures – primeira venture builder WomenTech do Brasil -, nascida da parceria entre a  FCJ Venture Builder e a Mubius Holding, em Belo Horizonte, comemora a marca de cinco startups apoiadas e deve fechar o ano com, pelo menos, mais sete.

A iniciativa de desenvolvimento de startups busca abordar o feminino como valor e contribuir para o aumento do número de mulheres na liderança das organizações de todos os setores.

De acordo com a CEO da Mubius WomenTech Ventures, Carolina Gilberti, a startup que se identificar com o modelo deve se inscrever na plataforma mubius.ventures e preencher um perfil informando dados básicos como segmento em que atua, a dor que ela soluciona, diferenciais, estágio em que se encontra.

Traçando o perfil, ela vai passar por uma seleção. Já na plataforma, passa por um processo ainda mais rigoroso e faz uma apresentação. Aprovada, passa a integrar o portfólio da venture e a Mubius se torna sócia estratégica da startup, como sócia minoritária, dona de entre 5% e 20% da empresa, dependendo da fase em que ela estiver. A média é de 10% do valor.

“Estamos em um movimento muito positivo. É um posicionamento diferente do comum no mercado. A mulher já nasce empoderada, mas precisa ser lembrada disso. Na Mubius, quando a startup entra para o portfólio, aportamos a nossa metodologia, assumindo boa parte dos riscos. Entregamos o back office para que a startup tenha todo o apoio necessário. Participamos do dia a dia porque entendemos que para a maioria delas falta experiência em gestão. Se ela precisar de aporte financeiro direto, vamos ao mercado fazer a captação”, explica Carolina Gilberti.

Na atual fase, são admitidas startups que já tenham o seu MVP (do inglês Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável) validado. Mas as empresas que ainda não estão nesse estágio podem se inscrever e serão acompanhadas pela equipe da Mubius.

Mubius busca a formação de investidoras

Na outra ponta do negócio, a Mubius se preocupa também com a formação de novas investidoras. Tudo isso, sem se esquecer de manter o espaço aberto também para os homens.

“Queremos o feminino como valor para além do gênero. Por isso nos preocupamos com a formação de novas lideranças e novos modelos de negócios. No fim do ano passado fizemos um evento, em São Paulo, com mulheres investidoras com mulheres fundadoras de startups. Descobrimos um cenário injusto. A pandemia transformou essa pauta em urgência. Ninguém deveria empreender para sobreviver. Esse não pode ser o único propósito. A fórmula do empreendedorismo é o movimento: ser visto e ouvido, seguir ouvindo e observando. E os homens também precisam fazer parte disso. Eles ainda concentram o poder – dinheiro e decisão – portanto têm um papel importante na pauta feminina”, completa a CEO da Mubius Venture.

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