Economia

Mulheres sugerem títulos para uma gestão inspiradora

Mulheres sugerem títulos para uma gestão inspiradora
Crédito: Freepik

Na era do trabalho remoto, o tempo parece ter encurtado e se prolongado ao mesmo tempo. Com o isolamento social necessário, muita gente tem se disciplinado e encontrado tempo para colocar a leitura em dia, ou mesmo durante o final de semana renovar a opção de livros de cabeceira.

Para todos os gostos e bolsos, CEOs, fundadoras e líderes de área, escolheram a dedo livros para despertar competências e habilidades tão exigidas no século 21 como criatividade, inovação, empreendedorismo, pensamento crítico, tecnologia e resolução de problemas.

De acordo com pesquisa realizada pelo Twitter, replicada pelo Publishnews, cerca de 41% das pessoas estão lendo mais durante a pandemia.

A primeira indicação vem de Sarah Hirota, líder de Pessoas e Cultura da Fhinck, startup de alta tecnologia que ajuda grandes empresas a terem maior desempenho operacional, eficiência, produtividade e qualidade de vida, que indica o livro “O lado difícil das situações difíceis”, de Horowitz Bem. Chega até a ser um “clichê”, mas a publicação traz muitos pontos importantes da jornada empreendedora. Ler sobre histórias e situações vividas por empreendedores ajuda a estar atentos aos desafios e dilemas que surgem no dia a dia dessa jornada.

Eduarda Espíndola, a “Duda”, líder de Data Science da Fhinck, sugere o clássico “2001: uma odisséia no espaço”, de Arthur C. Clarke, que narra a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua. A trama gira em torno desse grande mistério, quando a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Esse livro é inspirador e mostra que, do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial, fica sempre a visão de um futuro.

Flavia Deutsch Gotfryd, cofundadora e CEO da healthtech Theia – o primeiro sistema de saúde que combina atendimento virtual e presencial centrado na mulher, indica “The Innovator’s Dilemma”, do autor Clayton Christensen. Considerado pelo The Economist um dos seis livros de negócios mais importantes dos últimos 50 anos, foi publicado originalmente pela Harvard Business Review, em 1997, e reeditado em 2001. Esse clássico best-seller aborda como grandes empresas que não acompanharam o desenvolvimento do mercado foram levadas ao fracasso. Super indicado para empreendedores e líderes que sentem que falta “algo mais” na carreira e na jornada empreendedora que, por vezes, é muito solitária.

Paula Morais, fundadora e CEO da Intera, hrtech de recrutamento digital, sugere o livre “Lean Startup”, de Eric Ries, que ajuda a clarear as ideias e a vender o modelo de negócio. O autor ressignificou o conceito de marketing, gestão e tecnologia criando um método mais universal e integrado, que pode ser aplicado a qualquer empresa como uma forma de mensurar e melhorar resultados de performance. O autor explica conceitos como MVP, pivot e métodos ágeis de interação com clientes. Indico a leitura, é muito interessante.

Por fim, Sheila Borges, gerente de RH da Sotran Logística, logtech líder do setor de transporte rodoviário de cargas para o agronegócio, recomenda “Mindset – a nova Psicologia do Sucesso”, de Carol S. Dweck. O livro retrata claramente como o mindset da história de uma pessoa, e os pensamentos que ela nutre na mente, são importantíssimos para chegar ao sucesso. É necessário “abrir a caixa” e pensar diferente do habitual para obter um outro resultado, porém, isso pode até parecer fácil no discurso, mas colocar isso em prática é um exercício de muita disciplina e quebra de paradigmas e crenças.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas