Economia

Natal de BH deve atrair mais de 500 mil visitantes e movimentar a economia local

A expectativa é de um crescimento de 10% nos visitantes da programação de Natal deste ano
Natal de BH deve atrair mais de 500 mil visitantes e movimentar a economia local
Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Além de enfeitar a cidade para as comemorações de final de ano, as luzes de Natal geram um impacto positivo para a economia local. Alinhada a essa estratégia, a partir de 11 de dezembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) leva para as ruas da Capital mais iluminação natalina.

A iniciativa complementa o conjunto de ações integradas entre as entidades e as gestões municipal e estadual para valorizar espaços públicos como o Circuito Liberdade. A expectativa é de um crescimento de 10% nos visitantes da programação de Natal deste ano.

Os destaques ficam por conta da Casa do Papai Noel na Praça Sete, na região central da capital mineira, com instalação cenográfica especial que oferecerá ambientação lúdica, iluminação cênica e interação gratuita com o público. A CDL/BH também vai instalar árvores de dez metros de altura nas nove regionais da cidade e disponibilizará uma Kombi personalizada para circular pela Capital atendendo a população para fotos com o Papai Noel.

Confira imagens da decoração de Natal que será inaugurada na próxima semana

O objetivo é ampliar a oferta de lazer, reforçar a identidade cultural de Belo Horizonte e estimular o turismo. De acordo com a subsecretária de Estado de Turismo, Patrícia Moreira, desde o dia 17 de novembro, quando foi inaugurada a iluminação de Natal na Praça da Liberdade, 50 mil visitantes já estiveram no local.

A expectativa, conforme a subsecretária, é de que mais de 500 mil pessoas passem pela região ao longo do período de visitação. “Ano passado foram 500 mil visitantes, este ano esperamos 10% a mais na Praça da Liberdade e no entorno. Tudo isso movimenta o comércio, a economia e atrai cada vez mais turistas para Minas Gerais. É para isso que estamos trabalhando”, comentou.

A subsecretária afirmou ainda que, ao atrair visitantes para a capital, os turistas têm a oportunidade de visitar as cidades do interior que também estão iluminando seus pontos turísticos. “As luzes que iluminam o Natal, iluminam o turismo e o estado de Minas Gerais. Isso é muito importante para que possamos levar mais turistas para outras cidades além de Belo Horizonte”, disse.

Foto: Estêvão Galvão/CDL/BH

Segundo ela, municípios como São João del Rey, no Campos das Vertentes e Capitólio, no Sul de Minas, também estão inaugurando as decorações para o período natalino.

A movimentação natalina também impacta o setor hoteleiro. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Turismo, em 2024, a ocupação dos hotéis no período de visitação das luzes foi de 80%. “Esse ano a expectativa também é de alta de 10%. Assim como nos setores de bares e restaurantes”, afirmou Patrícia Moreira.

Para saber quais cidades estão com decorações natalinas, ou divulgá-las, os gestores municipais e os turistas podem acessar o site Portal Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas