Economia

Consumidores já lotam malls da RMBH em busca de presentes

Shoppings de Belo Horizonte e região metropolitana esperam vender até 20% a mais neste ano
Consumidores já lotam malls da RMBH em busca de presentes
No Shopping Del Rey, o horário estendido e o mix de lojas devem ajudar a impulsionar ainda mais os resultados | Crédito: Divulgação SixStar

Está se aproximando a data mais importante e aguardada pelo varejo: o Natal. Com isso, nesta semana, os shoppings da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já registram movimentação mais intensa. É esperado que o fluxo de pessoas aumente ainda mais no fim de semana, quando o consumidor tem mais tempo disponível para ir às compras, aliado ao impacto do pagamento da segunda parcela do 13º salário, que deve ser paga até sexta-feira (20).

Para atender ao aumento de pessoas, os centros de compras já ampliaram o horário de funcionamento, que, em alguns casos, vai até às 23 horas.

Com diversas estratégias das campanhas voltadas para a data, como o sorteio de carros, os shoppings da RMBH esperam vender até 20% mais neste ano. Os malls lideram a preferência do consumidor na hora de fazer as compras de Natal na Capital, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), divulgado neste mês. Esse tipo de empreendimento foi o mais citado, com 39,1% das menções, seguido pelo e-commerce (25%).

A gerente de marketing do Shopping Cidade, Lucy Jardim, conta que somente na segunda-feira (16) na comparação com a anterior, o fluxo cresceu 29%. E a expectativa é de alta no número de pessoas que passam pelo centro de compras, localizado no hipercentro da capital mineira, durante toda esta semana. “Acredito que o auge no movimento deve acontecer de sexta-feira a domingo, já que há sempre as compras de última hora”, diz.

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Para ela, vários fatores devem contribuir para o crescimento das vendas durante o período natalino, entre eles, o apelo emocional da data, o impacto do crescimento do emprego, além do mix de lojas. A perspectiva é que a comercialização do Natal de 2024 seja 20% maior na comparação com a mesma data no exercício anterior.

O Minas Shopping, na região Nordeste de Belo Horizonte, é outro centro de compras que está registrando incremento no movimento com a aproximação da data mais importante do varejo. “Nos últimos dias, o movimento cresceu significativamente, aproximadamente elevação de 8% a 10%”, conta a gerente de marketing do mall, Ana Paula Alkmim.

Decoração de Natal no Minas Shopping
O Minas Shopping já registra incremento no movimento de pessoas com a aproximação da data mais importante do comércio | Crédito: Divulgação Phillipe Guimarães

A expectativa é de expansão de 10% na comercialização em relação ao ano passado. “O pagamento do 13º salário e as férias escolares contribuem bastante para o fluxo do shopping nesta época”, observa.

No Shopping Del Rey, localizado na região Noroeste de Belo Horizonte, o movimento da última segunda-feira (16) foi superior ao da semana anterior, segundo a gerente de marketing, Kátia Andrade. “A percepção é de aquecimento, vemos muita gente com várias sacolas”, diz.

Para ela, além dos dados macroeconômicos positivos, como o aumento dos postos de trabalho, o mix de lojas e o horário estendido também devem ajudar na comercialização voltada para a data. “É uma comodidade para o consumidor ter mais tempo para fazer as compras”, frisa.

A expectativa é que R$ 2,52 bilhões sejam injetados na economia de Belo Horizonte no último mês do ano, impulsionado pelas vendas natalinas em todo o varejo, segundo a CDL-BH. A previsão é de crescimento de 1,55% no mês de dezembro de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Contagem, na RMBH, o ItaúPower Shopping registrou crescimento de 10% no fluxo de visitantes na comparação com a semana anterior, de acordo com o superintendente do mall, Leonardo Andrade. “Estamos em ritmo acelerado neste fim de ano”, diz.

De acordo com ele, a expectativa é de expansão de 15% nas vendas na comparação com 2023, impulsionado pelo pagamento do 13º salário, além do forte apelo emocional da data. Andrade aposta que o fim de semana antes do Natal (21 e 22) deve ser o mais intenso da temporada, com clientes aproveitando as oportunidades de última hora e horário especial de funcionamento, que vai até às 23h.

Expectativa dos shoppings no País é positiva

Nacionalmente, 97% dos empreendimentos do setor estão projetando resultados positivos para o Natal. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), realizada entre os dias 2 e 10 de dezembro, é estimada alta de 6,9% nas vendas em relação ao mesmo período de 2023, movimentando cerca de R$ 6,02 bilhões no País.

Compras de Natal
Entidade que representa os centros de compras de todo o País espera movimentação superior a R$ 6 bilhões na economia | Crédito: Reprodução AdobeStock

Além disso, é aguardada alta de 6% no fluxo de visitantes, impulsionado por estratégias como ampliação de horários de funcionamento — adotada por 89% dos shoppings, com a maioria abrindo uma hora mais cedo e/ou fechando uma hora mais tarde — e campanhas promocionais. Entre as principais iniciativas para a data, destacam-se as campanhas ganhe e concorra (52%), compre e ganhe (23%) e sorteio (20%). 

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