Economia

Natal impulsiona vendas do comércio em BH; perspectivas são positivas para 2025

Levantamento da CDL-BH apontou que a forma de pagamento escolhida pelos consumidores foi à vista, modalidade utilizada em 70,4% das compras
Natal impulsiona vendas do comércio em BH; perspectivas são positivas para 2025
Comerciantes usaram estratégias para incrementar as vendas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Considerada a principal data de vendas para o comércio de Belo Horizonte (BH), o Natal gerou um impacto positivo para os negócios dos comerciantes da Capital. Durante o período natalino, as vendas apresentaram melhor desempenho para 54,24% dos comerciantes, impulsionadas por um tíquete médio que foi 8% superior ao de 2023, atingindo o valor de R$ 291,89.

Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que apontou que a quantidade de vendas realizadas no período de Natal foram positivas e cumpriram com as expectativas dos empresários, mantendo as perspectivas em alta para este primeiro trimestre de 2025.

“Os comerciantes se engajaram com a data e realizaram publicidade, decoração especial e investiram no mix de produtos. Tudo isso contribuiu para que o consumidor ficasse mais motivado a comprar”, avalia o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.

Segundo a economista da CDL-BH, Ana Paula Bastos, o tíquete médio gasto pelo consumidor no comércio de Belo Horizonte foi maior que em 2023, ampliando as vendas. “Um melhor cenário econômico, queda do desemprego e maior renda disponível ajudou nos números positivos do período”, considerou Ana Paula.

Saiba quais foram as estratégias que os comerciantes utilizaram para atrair os clientes:

  • divulgação dos produtos (51%),
  • decoração da loja (20,8%),
  • variedade de produtos (5,7%),
  • ofertas e descontos (2,6%),
  • distribuição de brindes (2,1%)
  • e flexibilidade de pagamento (4,2%).

Com relação à flexibilidade de formas de pagamento, o levantamento da CDL-BH apontou que a forma mais escolhida pelos consumidores foi a modalidade à vista, com 70,4% das vendas. Sendo que essa categoria pode ser segmentada em: à vista no cartão de crédito (49,2%), transferência eletrônica – PIX, TED, DOC (19,5%) e cartão de débito (1,7%). Já o pagamento parcelado (29,7%), foi realizado com uma média de sete parcelas.

A escolha por pagamentos à vista no período natalino é indicativo de que os consumidores estão evitando algum endividamento a longo prazo. A economista da CDL-BH destaca que janeiro é um mês marcado por matrículas escolares e impostos e, por conta disso, os clientes têm maior tendência de escolher métodos de pagamentos à vista.

Projeção de boas vendas para o comércio em 2025

Para 2025, o comércio projeta um ano positivo, principalmente no primeiro trimestre, com a permanência do cenário econômico atual. ”O comércio inicia o ano com expectativas boas, depois dos dados positivos do Natal, mas sempre de olho no cenário econômico”, avalia Ana Paula.

A próxima data importante para o comércio da Capital é o Carnaval, período que entrou no calendário de eventos da cidade. Com isso, o setor tem perspectivas positivas para as vendas durante o período carnavalesco. “O carnaval vem para se firmar como o grande movimento no setor de serviços, colocando Belo Horizonte no radar do turismo de todo o País e do mundo. Os comerciantes esperam grande movimentação nos segmentos de bares, restaurantes e hotelaria”, enumera a economista.

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