Negócios realizados no Exposibram podem movimentar R$ 7,7 bi
Com 17 mineradoras e 189 empresas fornecedoras, as rodadas de negócio realizadas na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (Exposibram 2022) geraram perspectiva de negócios no valor de R$ 7 bilhões. O evento foi realizado no Expominas, na região Oeste da Capital. Esta é a primeira edição presencial desde o início de pandemia de Covid-19.
“Além disso, 450 companhias expositoras da feira internacional relatam terem obtido bom desempenho em negociações nos quatro dias deste que é o mais relevante evento de mineração da América Latina, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram)”, informou a entidade, em nota.
“Esta edição da Exposibram, que retornou ao formato presencial, bateu vários recordes. Todos do setor mineral estavam ávidos para comparecer aos corredores da exposição internacional e aos auditórios do Congresso para retomar o ritmo de negócios; apresentar novos projetos; estabelecer parcerias; contratar serviços; comprar máquinas e equipamentos; conhecer as inovações tecnológicas já em uso e as que estão sendo preparadas para lançamento no mercado; ouvir os mais renomados especialistas em diversas áreas relacionadas ao universo da mineração brasileira e internacional”, afirma o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann.
Números
De acordo com a entidade, 52 mil pessoas participaram do evento na capital mineira. Foram 2 mil congressistas e 240 palestrantes e debatedores. Além disso, a feria contou com 450 expositores
Ainda de acordo com o Ibram, foram 300 reuniões agendadas nas rodadas de negócios. Estes encontros foram entre 17 mineradoras e 190 fornecedores.
“Proporcionar oportunidades às empresas e aos profissionais que integram o universo da mineração de mostrar seus projetos, o trabalho que desenvolvem e as perspectivas de bons negócios é um dos propósitos do Ibram com suas múltiplas atuações, entre as quais, a organização de eventos setoriais”, diz Jungmann.
Segundo Raul Jungmann, a tônica da Exposibram foi celebrar o compromisso da mineração do Brasil com a importância e a promoção da vida das pessoas; o compromisso com a sustentabilidade. “Foi um grande reencontro de todos os que fazem a mineração no País e também um reencontro com esta agenda para que consigamos entregar um mundo melhor para as futuras gerações”, afirmou.
Próxima edição
O Ibram irá organizar a próxima edição em agosto de 2023, desta vez, retornando a Belém. “O Pará apresenta oportunidades em diversos campos da mineração industrial e, naturalmente, para a cadeia de fornecedores e prestadores de serviços. Outros estados do Norte do País também apresentam grande potencial para a expansão dos negócios em mineração”, informa a entidade.
Mas a Exposibram 2023 não se restringirá à mineração naquela região. Irá propagar novidades, oportunidades de negócios e investimentos para a mineração em todo o Brasil, explica o dirigente do Ibram.
Ouça a rádio de Minas
