Economia

Negócios sustentáveis serão tema do Imersão Indústria

Evento promovido pela Fiemg será realizado entre os dias 10 e 13 de abril no Minascentro, em Belo Horizonte
Negócios sustentáveis serão tema do Imersão Indústria
Tânia Mara Santos destaca a importância do uso de fontes renováveis | Crédito: Arquivo Diário do Comércio

Empresários renomados, membros do poder público, profissionais liberais, líderes de sindicatos, jornalistas e demais interessados se reúnem, na próxima semana, entre os dias 10 e 13, no Minascentro, em Belo Horizonte, para mais uma edição do Imersão Indústria, considerado o maior evento do setor industrial em Minas Gerais. 

Com o tema “Juntos pelo futuro dos negócios sustentáveis, competitivos e eficientes”, o evento prevê uma extensa programação com palestras e painéis simultâneos sobre o meio ambiente, energia e ESG (sigla, em inglês, que se refere às boas práticas adotadas pelas empresas nos aspectos ambientais, sociais e de governança). 

Além de debates que incluem assuntos como: economia, tecnologia, inovação, neutralidade de carbono, hidrogênio verde, tributos, relações de trabalho e gestão e liderança. A finalidade é fomentar conhecimento e gerar oportunidades de negócios entre os participantes. 

Criado em 2022 pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Imersão Indústria reuniu, no ano passado, mais de 4 mil pessoas e grandes especialistas, como o economista Ricardo Amorim e o empreendedor digital Rick Chesther.

Para esta edição, alguns dos destaques são o professor Dr. Clóvis de Barros Filho, palestrante no mundo corporativo há mais de dez anos; o ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, do Tribunal Superior do Trabalho; e Gustavo Borges, ex-nadador brasileiro e medalhista olímpico. A expectativa é que cerca de mil pessoas circulem diariamente pelo evento. Interessados em participar devem adquirir os ingressos no site da Sympla.

Energia limpa: rumo à descarbonização 

Uma das temáticas dos debates será a geração de energia limpa e seus impactos no setor produtivo e na preservação do meio ambiente. A adoção de fontes renováveis contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. 

Neste sentido, esta edição do Imersão Indústria terá, por exemplo, os painéis: “Perspectivas para a COP-28, o mercado de carbono e as oportunidades para o setor de energia renovável”, no dia 11; “Geopolítica e os efeitos na transição energética” e “O papel do setor de Óleo & Gás na Descarbonização”, no dia 12.

Para a gerente de Energia da Fiemg, Tânia Mara Santos, muito mais que mostrar a exigência do mundo de se ter uma diminuição das emissões, o propósito do Imersão Indústria é demonstrar as novas tecnologias e as novas tendências do mercado para que se atinja esse objetivo. Ela também destaca que se trata de uma oportunidade única para os participantes, que terão a possibilidade de interagir com grandes nomes do mercado. 

Ainda segundo Tânia Mara Santos, a intenção é que no evento, o governo de Minas Gerais e a indústria mineira possam mostrar para o Brasil como estão se preparando e trabalhando rumo à neutralidade de carbono. 

“Em Minas Gerais, o próprio governador (Romeu Zema) assinou o compromisso da descarbonização até 2050 e isso não pode ficar só no discurso. Tem que mostrar as políticas públicas, o que está sendo feito nesse sentido, ao mesmo tempo que as indústrias também têm que mostrar como estão caminhando”, ressalta. 

A importância da energia limpa também é salientado pela gerente. De acordo com ela, ao utilizar fontes renováveis as indústrias podem experimentar, por exemplo, uma redução de custos de energia, tornando-as mais competitivas no mercado. 

“Além dela ter um custo menor do que a energia proveniente de fontes fósseis, ela é despoluente. Então vai reduzir o custo de produção, aumentar a competitividade da indústria e estar alinhada às metas de descarbonização exigidas pelo Acordo de Paris e todos os outros relacionados”, afirma. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas