Economia

Neste Dia das Crianças, consumidores se dividem entre lojas físicas e internet

Também foram citados malls, Feira Hippie, supermercados e shoppings populares. Compras serão feitas na última hora.
Neste Dia das Crianças, consumidores se dividem entre lojas físicas e internet
Crédito: Fernando Fraz]ao/Agência Brasil

O Dia das Crianças promete movimentar o comércio da capital mineira, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). É que 71,9% dos consumidores estimam comprar presentes para a data, consideradas uma das principais em termos de vendas. No entanto, 50,3% devem ir às lojas dos principais corredores comerciais da Capital, em busca apenas de uma lembrancinha. Toda essa movimentação pode, segundo a entidade, injetar R$ 2,37 bilhões, conforme já noticiado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO.

Com a tendência de compras de última hora, é esperado que as vendas pela internet também sejam aquecidas. Para 30,3% dos consumidores, o e-commerce será o ambiente ideal para realizar as compras. Já para 14,6%, a escolha será os shopping centers. Pequenos comércios representam 1,6% da escolha dos consumidores, seguida de 1,6% que preferem a Feira Hippie, 0,5% optarão por supermercados e 0,5% mencionaram os shoppings populares.

Seguindo a tradição, os brinquedos serão os presentes mais procurados, segundo 74,3% dos consumidores entrevistados. Roupas representam 40%; calçados,12,4% e mochilas/malas representam 3,8%. Já os valores médios desses três principais presentes são: R$ 110,22 para brinquedos, R$ 102,36 para roupas e R$ 103,26 para calçados.

Saiba qual é o valor médio que cada família presente gastar para a data!

A pesquisa da entidade revelou ainda que 92,5% dos consumidores da capital mineira, com filhos ou convívio direto com crianças, planejam presentear na data. Em média, eles pretendem gastar R$ 118,48 por presente. Considerando que a expectativa é que cada pessoa compre dois itens, o valor total gasto pode chegar a R$ 236,96.

Para evitar o endividamento, a entidade apurou que 75,1% dos consumidores optarão por pagar os presentes à vista. Já o parcelamento em cartão de crédito foi uma escolha dita por 24,9% dos entrevistados, com uma média de quatro parcelas.

Já as formas de pagamento mais indicadas pelos entrevistados foram: dinheiro (25,4%), à vista no cartão de crédito (23,8%), parcelado no cartão de crédito (22,2%), cartão de débito (17,3%), PIX (7,6%), parcelado no carnê/crediário (2,2%), à vista no cheque (1,1%) e parcelado no cartão da própria loja (0,5%).

“As datas comemorativas deste ano tiveram bons resultados. E para o Dia das Crianças a expectativa também é positiva. Fatores como queda do desemprego e elevação da renda no segundo semestre justificam o crescimento de intenção de compras”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

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