Nestlé lançará cafeteira inteligente no Brasil

São Paulo – O Brasil, maior produtor global de café, foi escolhido pela Nestlé como o mercado para o lançamento global da Nescafé Dolce Gusto NEO, máquina com tecnologia inovadora que poderá ser conectada ao celular e que utilizará cápsulas feitas com papel, compostáveis, em iniciativa que busca oferecer não apenas a bebida “perfeita”, mas também sustentável.
Segundo maior consumidor global da bebida, atrás dos Estados Unidos, o país que também tem ampliado a produção e o consumo de cafés de maior qualidade e valor agregado vai estrear a novidade da empresa, que promete uma experiência personalizada a partir de aplicativo no smartphone ao gosto do consumidor.
A fábrica da Nestlé em Montes Claros (Norte de Minas), a primeira unidade da companhia no mundo a receber certificação de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais, também ajudou a viabilizar o lançamento no País, pela pegada sustentável projetada no empreendimento, que exigiu investimentos de R$ 300 milhões, parte deles na nova linha de produção das cápsulas de NEO.
“É a história perfeita, eu diria”, resumiu Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Segundo o executivo, a máquina inteligente e o sistema de cápsulas que se decompõem como cascas de frutas marcam mais um passo no caminho da “sofisticação” do consumo de café, não apenas em termos da bebida propriamente dita.
Ainda que o NEO tenha dez opções de café – seis da linha regular, dois orgânicos e dois da marca Starbucks -, o sistema projetado pelo Centro de Tecnologia da Nestlé na Suíça promete precisão na extração da bebida, além de vários métodos de preparo: ristretto, espresso, lungo, caseiro e americano.
Com a decomposição natural das cápsulas de NEO no meio ambiente, não será mais necessária reciclagem das cápsulas, como acontece com as de Dolce Gusto da primeira geração, de plástico, visando uma prática sustentável.
“Faz muito sentido que o Brasil seja o primeiro a ter o produto, é a primeira vez que lançamos um produto da Nestlé globalmente, fora da Europa”, ressaltou a diretora executiva de Negócios Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil, Rachel Muller, destacando o mercado consumidor brasileiro e a fábrica de Montes Claros, com capacidade de fabricar 240 milhões de cápsulas/ano, localizada no maior Estado produtor de café do País.
A executiva da Nestlé não divulgou projeção de vendas do novo produto, mas disse que Montes Claros será também um “hub” de exportação das cápsulas de NEO para América Latina. Posteriormente, a companhia poderá expandir vendas para a Europa, mas a produção não necessariamente virá do Brasil.
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