Níveis dos reservatórios devem aumentar

São Paulo – As hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste, onde estão os reservatórios das principais usinas hídricas do País, deverão receber chuvas equivalentes a 96% da média histórica em janeiro, projetou na quinta-feira (30) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Já no Nordeste, segunda região mais importante para a geração hidrelétrica, as chuvas ficarão acima da média histórica, em estimados 123%, em janeiro, segundo o operador, que indicou também uma recuperação dos reservatórios.
Segundo o ONS, os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste deverão terminar janeiro com 37% da capacidade, ante 25% ao final de dezembro. No Nordeste, a projeção é de 72,5%, versus 51,6% ao final deste mês.
No Sul, as chuvas serão mais fracas, ficando em apenas 40% da média histórica em janeiro, enquanto nas hidrelétricas do Norte a previsão é de índice de 183% da média histórica.
O ONS ainda prevê alta de 1,8% na carga de energia elétrica no Brasil em janeiro.
Consumo
Dados divulgados recentemente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo nacional de energia elétrica ficou praticamente estável na primeira quinzena de dezembro ante igual período de 2020, com recuo de 0,2%.
No mercado regulado, houve queda de 1,9% do consumo no comparativo anual, para 45.135 megawatts (MW) médios. Já no mercado livre, o consumo avançou 3,5%, para 22.837 MW médios.
Ouça a rádio de Minas