BR-381 vai receber cerca de R$ 900 milhões em dois anos

A Nova 381, concessionária que vai administrar a BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, nos próximos 30 anos, planeja investir cerca de R$ 900 milhões na rodovia nos primeiros 24 meses de contrato (2025-2026).
Quem revela à reportagem é o diretor-presidente da empresa, Marcelo Boaventura.
Os investimentos devem ficar na casa dos R$ 350 milhões e R$ 400 milhões no primeiro ano de operação e em aproximadamente R$ 500 milhões no exercício seguinte.
Segundo ele, os aportes serão destinados, por exemplo, para melhorar a sinalização horizontal e vertical; remodelar o pavimento, o que inclui o recapeamento de toda a estrada que, atualmente, tem pontos bastante deteriorados; e recuperar a drenagem de segmentos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os recursos também vão contemplar a construção de sete bases operacionais de apoio aos usuários; algumas bases de serviços de conservação de rotina; e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros – o local de instalação ainda será definido mais adiante em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Ao final do segundo ano contratual, conforme Boaventura, a Nova 381 prevê iniciar as intervenções de ampliação de capacidade. A concessionária tem a expectativa de começar a entregar trechos duplicados ao término do exercício posterior e finalizá-las até o oitavo ano.
Um dos focos da empresa nos primeiros anos de concessão será o segmento da rodovia na altura de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, considerado como crítico. O executivo afirma que várias intervenções no local serão entregues no fim de 2027, dentre elas, as de contenções, visto que deslizamentos de taludes impediram a duplicação completa do trecho.
Empresa deve assinar contrato nesta quarta-feira (22) e assumir em fevereiro
O contrato de concessão da rodovia federal está previsto para ser assinado na quarta-feira (22), em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com a ANTT.
O diretor-presidente da Nova 381 afirma que, possivelmente, haverá uma cerimônia de assinatura do termo de arrolamento de bens em 6 de fevereiro e, no dia seguinte, a concessionária será oficialmente responsável pela administração da BR-381.
“Existem obrigações contratuais a partir dessa data, como a parte de operação da rodovia, que é a implementação de guinchos e ambulâncias, que, provavelmente, deve ocorrer no período de seis meses. Mas logo na semana seguinte devemos entrar com todos os serviços de conservação de rotina, incluindo a poda de vegetação, tapa-buracos, melhorias de sinalização, pavimentação e iluminação, para trazer conforto e segurança aos usuários”, diz.
Vale lembrar que o grupo investidor que criou a Nova 381, a 4UM Investimentos venceu o leilão de concessão dos 303,4 quilômetros (km) da BR-381, entre a Capital e Governador Valadares, em agosto, e terá que investir, ao todo, R$ 9,3 bilhões na via, dos quais R$ 5,6 bilhões em obras e melhorias e R$ 3,7 bilhões em custos operacionais. A estrada receberá:
- 27,83 km de duplicação de obras remanescentes;
- 106,44 km de duplicação de novos trechos;
- 83 km de faixas adicionais;
- 9,7 km de vias marginais;
- 20 passarelas;
- 166 pontos de ônibus;
- 15 passagens de fauna;
- uma rampa de escape
4UM Investimentos está de olho em outras rodovias mineiras
Além da BR-381, a 4UM Investimentos está interessada em outras concessões de rodovias de Minas Gerais. Segundo Boaventura, o grupo tem interesse em participar dos leilões das BRs-040 e 495, entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Itaipava, no Rio de Janeiro, e das BRs-251 e 116, de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, até a divisa com a Bahia.
O lote Ouro Preto-Mariana, este do programa de concessões do governo estadual e não federal, também está na lista de projetos que fazem sentido para a empresa, conforme ele.
Ouça a rádio de Minas